Telefone fixo

Tire todas as suas dúvidas sobre planos de telefone fixo.

O que é telefone fixo?

O termo telefone fixo é utilizado pelas operadoras para diferenciar do telefone celular esse meio de comunicação instalado em residências e empresas.

Já a telefonia fixa, surgiu da necessidade de uma pessoa que está longe da outra se comunicar. Por meio de um aparelho, o usuário disca um número e, na Central Telefônica, tem a conexão estabelecida com quem quer falar.

No Brasil, o serviço foi inaugurado em 1877 no Rio de Janeiro, ainda no período de Dom Pedro II. Daquele ano para cá, muitas mudanças ocorreram, entre elas, a privatização das operadoras.

Essa medida levou à ascensão da oferta de telefones, que alcançou, em 2002, quase 50 milhões de acessos instalados.

Contudo, nos últimos anos, não só no Brasil como no mundo todo, a procura do consumidor pelo telefone fixo tem sido menor por causa do avanço tecnológico e dos serviços de telefone móvel.

Quais são os melhores planos de telefone fixo?

Antes de fazer a escolha, é importante você identificar qual é o seu perfil. Leve em consideração algumas questões como:

  • Vou instalar o telefone em casa ou no trabalho?
  • Quero falar também com pessoas de outras cidades? De outros países?
  • Farei muitas chamadas para celular?
  • Além do telefone fixo, preciso contratar outro serviço, como internet e/ou TV por assinatura?
  • Preciso ter um identificador de chamadas, poder colocar a pessoa em espera ou contar com um sistema de transferência de ligações?

Depois de pensar nesses pontos, comece a pesquisar os planos disponíveis que estão dentro do valor que você pode pagar.

Existem vários tipos com, por exemplo, ligações ilimitadas para a sua cidade, para todo o Brasil e também com minutos para telefonar para fora do país.

Outros planos também facilitam que o usuário ligue para celulares da operadora e de outras à vontade, bem como oferece alguns diferenciais.

Bônus para telefonia fixa

Para incentivar a escolha do possível cliente, as operadoras destacam alguns serviços extras que são disponibilizados para quem fecha com elas.

Alguns deles são:

  • Identificador de chamadas
  • Transferência de ligações
  • Chamada em espera
  • Conferência a três
  • Bloqueio de chamadas
  • App com suporte técnico

Esse pode ser um fator decisivo na hora de escolher um plano, pois, ao contrário dos pacotes de TV por assinatura ou internet, não há tanta diferença entre os planos de telefone fixo de uma operadora e outra.

Telefone fixo no combo

Como a telefonia fixa é um serviço que está sendo cada vez menos procurado, é interessante para as operadoras criar combinações de telefone fixo com outros produtos.

O fluxo mais comum é pessoas entrarem em contato com as marcas para contratar internet e/ou TV paga e acabarem levando o telefone no combo, e não o contrário.

Mas, se você quer ativar uma linha de telefone fixo e já assina outro plano de serviços de telecomunicações, talvez valha a pena fazer um novo contrato que reúna todos os produtos em uma única fatura.  

Formas de pagamento

Além do modelo pós-pago, aquele mais conhecido em que você recebe a fatura no fim do mês, algumas operadoras disponibilizam o plano pré-pago.

Para contratar esse último, você precisa ir a uma loja física da operadora, mas não será necessário assinar nada, nem instalar qualquer coisa ou pagar taxa de adesão.

Tudo que você terá que fazer é realizar uma recarga com o valor que quiser no chip que será ativado pelo atendente.

Provedores de telefone fixo

Entre as principais operadoras que oferecem o serviço de telefone fixo, estão:

NET: Mesmo que a operadora seja conhecida principalmente pelos planos de TV por assinatura e banda larga, ela também vende serviços de telefone fixo. Neles, alguns bônus estão inclusos, como chamada em espera, conferência a três e identificador de chamadas.  

Oi: É muito forte no segmento de telefonia fixa e conta com um app chamado “Técnico Virtual”, que é um suporte 24 horas para resolver casos de problemas com telefone fixo ou internet. A operadora também disponibiliza serviços de banda larga ADSL, celular e TV por assinatura.

TIM: Por mais que tenha grande atuação no mercado de telefonia móvel, a operadora também fornece serviços de telefonia fixa e internet banda larga. No caso do telefone, oferece o diferencial do plano pré-pago.

Vivo: A operadora é muito representativa no mercado e abrange cerca de 4 mil municípios com seus serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga e TV por assinatura. Entre os bônus para quem contrata a telefonia fixa, está o identificador de chamadas.

Subir