O que é combo?

O combo, no setor de telecomunicações, é uma modalidade que permite ao interessado comprar de uma vez vários produtos diferentes, como internet, TV, telefone fixo ou celular.

Para as operadoras, é vantajoso que a combinação seja contratada porque, assim, em uma compra só, a pessoa leva mais de um produto, muitas vezes um até mais difícil de sair.

Além disso, como a instalação de diversos produtos será feita com apenas uma ida do funcionário até o local, as empresas economizam com o custo desse serviço.

Já no caso dos usuários, algumas das vantagens são o desconto recebido - se comparada a soma do valor individual de cada produto com o preço do combo -, bem como a concentração de toda a compra em apenas um contrato.

Provedores de combo

Conheça as principais operadoras do Brasil:

NET

O termo “combo” ficou muito conhecido pela operadora utilizá-lo. Como ela é bastante forte no ramo de TV por assinatura, costuma oferecer para os usuários ofertas de combo de internet e TV. A NET também comercializa banda larga e telefone fixo, bem como planos de celular em parceria com a Claro, disponibilizando o chamado Combo Multi.

Oi

A operadora conta com diversas combinações de combos de internet, TV paga, telefone fixo e ainda meses de Netflix. É bastante conhecida no setor de telefonia, mas está cada vez mais expandindo para outros segmentos de telecomunicações.

SKY

Ilustração de uma TV e pipoca

Famosa principalmente pela TV via satélite, a operadora também oferece planos de internet banda larga. Todavia, é importante ficar atento com os chamados “combos” pela operadora, que são na realidade categorias de TV por assinatura mais completas.

TIM

Como é muito forte no setor de telefonia móvel, a operadora não seria diferente com os combos. Além da combinação de planos de celular, internet e telefone fixo, também conta com combinações que incluem um aparelho de celular.

Vivo

A telefonia móvel e fixa são os serviços mais conhecidos da operadora, mas sua internet fibra e a TV por assinatura são comercializadas individualmente ou também em combos.

Qual combo escolher?

Esta decisão é bastante pessoal, pois ela é mais difícil já que reúne vários produtos, como TV e internet, com especificações que podem ou não ser compatíveis com as suas necessidades.

Uma dica é olhar para detalhes de cada serviço. Por exemplo, no caso da TV por assinatura, veja o nome de todos os canais disponíveis, e não apenas a quantidade ofertada, em combos de internet, procure a velocidade que cabe no seu objetivo.

Fora isso, leia atentamente as letras miúdas ao contratar o combo, porque há algumas condições para caso você cancele o serviço completo ou apenas um dos produtos.

Como encontrar o melhor combo para você?

Nos sites das operadoras, você acha as combinações disponíveis, mas precisa fazer a escolha com cuidado e tirar todas as dúvidas com o analista.   

Não hesite em perguntar o que significa cada sigla ou asterisco, comparar combos TV e internet, por exemplo, pois detalhes como esses podem virar uma dor de cabeça no futuro.

Aqui no Zelas Conecta, não colocamos letras miúdas e procuramos esclarecer as informações que geralmente ficam mais discretas nos sites das operadoras.

Além disso, nossos analistas são treinados para terem na ponta da língua as respostas para as dúvidas mais frequentes, como também explicam o porquê de você pagar cada centavo pelo produto.

Monte seu combo

Fora as combinações fechadas, que não possibilitam a personalização, as operadoras dão a opção de você montar o combo que quiser.

Contudo, analise se o valor total da combinação que você criou está abaixo do total que você pagaria pela soma dos produtos individualmente.

Assim, além de você contratar exatamente os produtos que quer e não levar algo que não utilizará, ainda economiza!

Os combos valem a pena?

Tem alguns casos que o combo compensa, como, por exemplo, quando você utiliza outros serviços além da internet e/ou quer pagar apenas uma fatura para todos os produtos de telecomunicações que utiliza.  

Por outro lado, algumas pessoas acabam contratando a combinação por serem atraídas por alguma propaganda ou convencidas por um analista mesmo sem precisar de tudo que está contido na combinação.

Nesses últimos casos, o combo não vale a pena, já que o cliente está pagando por um serviço que não usa, caso, por exemplo, de um telefone fixo que quase não faz ou recebe ligações.

Portanto, mais do que um produto individual, o combo exige bastante atenção de quem o contrata, porque, além de fatores técnicos, como megas ou quantidade de canais, ele por si só já tem suas complexidades.