TIM Internet

Digite sua localização para conhecer os planos TIM Internet na sua região.

Selecione uma cidade para ver todos os planos.

Precisamos saber sua localização para te mostrar todos os planos.

tim internet

Quer conhecer a TIM Internet?

Preencha seus dados para receber a ligação de um especialista Zelas Conecta sobre a TIM Internet!

  • Informações transparentes e sem asteriscos
  • Tudo o que você precisa saber para escolher o plano certo

O que é TIM internet?

A TIM internet começou a ser comercializada no Brasil em 2012 pela TIM, inicialmente para alguns bairros específicos de São Paulo e Rio de Janeiro.

Em um primeiro momento, foi lançada no país a banda larga da empresa, chamada Live TIM Internet, que utilizava a tecnologia de VDSL2, a mais avançada para compartilhamento na época.

Hoje, a companhia oferece serviços tanto de banda larga TIM quanto de internet móvel.

Desde 2012, a TIM vem realizando aquisições para melhorar seu atendimento, como a da rede da AES Atimus por R$1,5 milhão.

TIM internet banda larga

A TIM banda larga, também conhecida como TIM Live Internet, é um dos modelos de internet oferecidos pela operadora, junto com o TIM Fibra, que conta com a tecnologia da fibra óptica na sua composição.

Com seu serviço de banda larga disponível desde 2012 em São Paulo e Rio de Janeiro, a TIM anunciou que ampliaria sua atuação para uma cobertura nacional em 2016.

Nesse mesmo ano, a Anatel anunciou que disponibilizaria a frequência de 700Mhz para as operadoras e, com isso, veio o anúncio de ampliação da TIM, que já pretendia promover o serviço por meio de uma tecnologia aérea.

Dois anos depois, em 2018, houve o anúncio de que uma nova forma de internet banda larga seria comercializada pela empresa, a Tim Casa Internet, um serviço residencial via 4G que contém:

  • Chip da TIM
  • Modem Wi-Fi específico

Depois que o aparelho tem o chip conectado, o cliente TIM Internet seleciona um pacote de dados para comprar e utilizar. Após o consumo dele, a velocidade da internet é reduzida, o que serve de aviso para o usuário adquirir mais dados.  

Esse novo serviço utiliza a tecnologia WTTx, que significa Wirelles to the x. Ela foi desenvolvida pela Huawei e propõe uma espécie de banda larga sem fio, com velocidade similar a de fibra óptica que a empresa oferece em São Paulo e Rio de Janeiro.

Esse plano só foi colocado em prática a partir do momento em que a frequência de 700hz foi totalmente desocupada pelas empresas de televisão, que utilizavam ela antigamente.

TIM Live Ultrafibra

A TIM Live Ultrafibra é internet via fibra óptica da TIM. Ela faz uso de roteadores e contém diferentes pacotes para se adequar ao seu bolso, sendo eles divididos em:

Além disso, a Live TIM Internet conta com parceiros de vídeo, disponibilizados de acordo com o pacote adquirido.

Esporte interativo Plus: Acompanhe todos os jogos da Liga dos Campeões, campeonatos europeus, debates esportivos, entrevistas e muito mais!

Fox Plus: Assista a suas séries e filmes favoritos aqui mesmo

Cartoon Network Já: Todos os desenhos animados que seus filhos adoram em um lugar só

TIM Banca Digital: Mais de 80 revistas, como CARAS, ISTOÉ e Veja, para você ler a qualquer momento

TIM Ensina: Cursos rápidos e ministrados por especialistas para você aprender durante o seu dia a dia

TIM Protect: Tenha suas fotos, vídeos e arquivos protegidos e salvos em uma nuvem com bastante espaço

Benefícios TIM Live Ultrafibra

Velocidade real: Divirta-se com seus jogos online sem qualquer preocupação com a internet, com tudo respaldado no momento da instalação

Consuma o quanto desejar: Conecte ao mesmo tempo quantos dispositivos quiser. A qualidade sempre vai se manter intacta

Modem Wi-Fi gratuito: O aparelho não gera custos adicionais para o seu bolso. Receba ele no conforto da sua casa e comece a utilizar ali mesmo seu Wi-Fi

TIM internet móvel

Quando falamos de internet móvel no Brasil, apesar de existirem tecnologias mais avançadas em outros países, falamos de 2G, 3G, 4G e 4.5G, que aqui são comercializados até hoje.

De acordo com a Teleco, portal especializado em telecomunicações, a TIM é atualmente a terceira maior provedora dessa tecnologia em nível nacional.

Qualidade TIM internet móvel

Segundo a OpenSignal, a Internet TIM Móvel 4G foi considerada a melhor do país no quesito disponibilidade, ou seja, é a que tem maior acessibilidade nos estados brasileiros.

A pesquisa foi feita de setembro a novembro de 2018. Para isso, foram analisados mais de 390 mil dispositivos durante esse período.

Latência da TIM internet móvel

Latência é o tempo que a rede leva para receber o comando do usuário e realizar a conexão.

A TIM ficou na segunda posição em nível nacional de acordo com a OpenSignal, com um tempo médio de 68.8s para dar uma resposta, o que em geral não é muito longe da primeira colocada, que fez 68s.

Velocidade para vídeos da Tim internet móvel

A OpenSignal mediu qual é qualidade da experiência de assistir a um vídeo via 4G no Brasil. Nesse caso, foram avaliados:

  • Tempo de carregamento do vídeo
  • Interrupções no carregamento e visualização

Nessas condições, foram distribuídos pontos para cada operadora, de acordo com a qualidade do carregamento e segundos que o vídeo demorava para carregar.

Com isso, a TIM ficou na segunda posição (53.2), com a primeira (Claro 55.7 pontos) e terceira (Vivo - 50.5), tendo resultados próximos, o que atesta um serviço de qualidade semelhante entre as operadoras nesse quesito.

Internet 4.5G

Com a TIM Internet 4.5G, o usuário consegue navegar em duas ou mais frequências de 4G, o que permite um aumento considerável na velocidade da internet.

Para que isso seja de fato possível, é necessário que o consumidor  esteja dentro destas três condições:

  • Ter um chip TIM 4G
  • Estar em um área de cobertura do TIM 4.5G
  • Ter um aparelho compatível com essa tecnologia

Para consultar se sua localização está na área de cobertura do 4.5G, acesse este link e confira.

Planos da TIM Live internet

O Live TIM internet é o produto que utiliza a tecnologia 4G para oferecer Wi-Fi aos clientes. Ele conta com dois planos distintos:

  • 50 giga
  • 80 giga

Fora isso, também oferece alguns benefícios adicionais, como:

TIM Protect Backup 150 MB: Salve seus vídeos, fotos e arquivos importantes em uma nuvem com espaço de sobra

TIM Protect Filhos: Tenha o controle de tudo que seus filhos acessam e veem na internet.

TIM Protect Malware: Mantenha seus dados e transações protegidos de todas as ameaças que se encontram hoje na internet

TIM Protect Wi-Fi: Tenha suas informações seguras enquanto navega em qualquer rede compartilhada

Sem multa de cancelamento: Rescinda o contrato quando bem quiser e achar necessário

Como ativar o TIM internet Live?

O TIM Live internet tem um processo bem simples de ativação, que consiste em apenas dois passos.

  1. Adquira um plano: Dentro do site da TIM, você pode checar a oferta que mais se enquadra às suas necessidades e encaminhar sua contratação. Depois, você receberá seu chip e modem na sua casa, sem custos adicionais
  2. Insira o chip recebido no modem: Coloque seu novo chip no local indicado no modem

TIM internet vale a pena?

A resposta para essa pergunta varia, mas você mesmo vai descobrir depois de avaliar alguns pontos citados.

A começar pela localização.  Em geral, nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro o retorno costuma ser positivo, já que foram os principais locais de atuação da operadora durante muitos anos e uma base de clientes sólida foi construída nelas.

A qualidade do serviço é o próximo ponto para olhar. A TIM tem a internet 4G como um de seus principais produtos, então ela está sempre buscando investir nela.

Nesse momento, vale conversar com o vendedor para entender se sua região conta com uma antena próxima, pois isso vai influenciar no seu sinal.

Inclusive, a disponibilidade do sinal é algo que agrada muito os consumidores da TIM, segundo uma pesquisa americana divulgada no início de 2019.

Por último, mas não menos importante, vem o preço da TIM Internet. O valor da operadora, em comparação a outros planos pré-pagos, é atrativo e oferece bons valores em relação aos seus concorrentes.

Já no Pós, os planos não são os mais baratos do mercado, mas não têm uma diferença gigantesca para os que estão nessa primeiro posição.

No quesito banda larga, os preços de algumas outras operadoras são mais chamativos, mas a TIM Internet tenta conquistar o cliente também oferecendo 13 canais integrados.

Então, de modo geral, podemos ver que a Internet TIM tem uma qualidade boa e pode, sim, atender suas expectativas.

Subir