Celular

Conheça tudo sobre as operadoras e planos de celular.

O que é celular?

Conhecido também como telefone móvel, o celular é um aparelho que permite a comunicação entre pessoas distantes por meio de ondas eletromagnéticas.

A nomenclatura “celular” surgiu por causa do roaming, que é a capacidade de um usuário de uma rede se conectar a uma célula fora da área geográfica em que está registrado.   

Ou seja, mesmo em movimento, a pessoa não tem a conexão do telefone interrompida.

No Brasil, o primeiro celular foi comercializado na década de 90 e era chamado de “tijolão” por ser retangular e pesado.

Com o passar dos anos, os aparelhos foram ficando menores e mais leves e ganhando recursos digitais.

Acompanhando a evolução do telefone móvel, as operadoras têm ampliado sua cobertura e oferecido cada vez mais possibilidades de planos.

Qual plano de celular escolher?

Se você está em dúvida, é importante levantar alguns pontos antes de tomar a decisão:

  • Você fala bastante pelo celular ou utiliza mais os apps para se comunicar?
  • A organização é o seu forte e você consegue não extrapolar os minutos de ligação?
  • Fala também com pessoas de outras cidades e países?
  • É um heavy user de redes sociais?
  • Envia SMS?
  • Fora o plano de celular, precisa contratar outro serviço, como internet, telefone fixo e/ou TV por assinatura?

Assim que fizer essas considerações, procure saber sobre os planos que se encaixam no seu perfil e pelos quais você pode pagar.

Para comparar planos de celular, você pode contar com o Zelas Conecta, que vai te ajudar encontrando as melhores opções para o que você procura e comparar planos de celular de acordo com a sua necessidade.

São muitos os disponíveis com, por exemplo, grande quantidade de gigas de internet, ligações ilimitadas, acesso a apps sem descontar do pacote de dados, etc.

Algumas operadoras também oferecem planos com apps de música, vídeo e notícias, além de SMS ilimitados.

Planos pós-pagos

Este é um modelo em que o usuário paga uma fatura mensalmente que corresponde ao plano escolhido e, caso utilize mais do que os minutos contratados, deve pagar pelos extras.

Por isso, ele é indicado para quem tem certa estabilidade financeira, já que, além desse ponto de atenção dos minutos extras, existe uma multa caso haja o cancelamento do contrato.

Planos pré-pagos

Para quem não quer se comprometer com um contrato e prefere fazer recargas de créditos quando precisar, os planos pré-pagos são uma boa opção.

Por outro lado, além de correr o risco de não ter saldo quando tiver que realizar uma ligação e/ou utilizar os dados móveis, o usuário deste modelo às vezes paga mais caro para ligar ou para utilizar a internet.

Além disso, as operadoras costumam oferecer alguns benefícios para quem se torna cliente pós, como, por exemplo, o desconto na compra de um aparelho celular, vantagem que o pré-pago não tem.

Controle

Se você não se identificou nem com um modelo, nem com outro, o Controle pode ser o que está procurando, já que é uma mescla do pós e do pré.

Com ele, você também paga uma fatura no fim do mês, então não precisa se preocupar com colocar créditos.

Fora isso, você não corre o risco de estourar o limite de minutos e ser cobrado pelos extras - é necessário contratar um pacote para poder continuar a ligar, enviar SMS e acessar a internet móvel.

Quantos minutos contratar?

Antes de você fechar um plano pós-pago ou Controle, deve traçar seu perfil para saber se você costuma ligar para outras operadoras, para fora da cidade e até mesmo para o exterior, compare planos de celular e entenda o que pode ser melhor pra você.

Isso é importante para que o plano escolhido valha a pena, seja para você não pagar minutos extras ou para não ser cobrado por benefícios que nem utiliza.

Algumas das vantagens oferecidas pelas operadoras são as ligações locais ilimitadas ou para todo o Brasil, fator que nos deixa mais tranquilos a respeito dos minutos contratados.

Caso você não tenha interesse em pagar pelos minutos ilimitados, é importante entender como é a sua rotina para solicitar os minutos que condizem com o que você consome. Ao comparar planos celular, você deve analisar todos os critérios que são importantes para sua rotina.

Qual pacote de internet escolher para celular?

Assim como os minutos para ligações, o pacote de dados móveis precisa ser escolhido de acordo com o seu perfil de consumo para que você não fique no fim do mês com internet a menos ou a mais.

Portanto, procure saber o que significam os gigas de internet para não acabar escolhendo a maior quantidade mesmo não precisando dela.

Além disso, veja se o uso de algum app está liberado sem descontar da franquia e perceba se você frequenta muitos lugares com pontos de Wi-Fi. Dessa forma, você economiza também!

Bônus para telefone móvel

Buscando conquistar novos clientes, as operadoras oferecem alguns bônus além dos já conhecidos benefícios de ligações ilimitadas, apps sem descontar da franquia e SMS à vontade.

Alguns deles são:

  • Apps de vídeo, música e notícias
  • Envio de SMS para avisar o usuário de que alguém ligou para ele enquanto estava sem sinal
  • Possibilidade de utilizar no mês seguinte a internet que sobrou   

Por isso, quando for contratar o serviço de telefonia móvel, avalie também esses recursos extras que podem fazer com que um plano valha ainda mais a pena.   

Celular no combo

Como quase todo mundo que contrata um plano de celular tem um serviço de internet em casa, pode ser interessante para você fechar o serviço de telefonia móvel com outros produtos, seja apenas internet ou também TV por assinatura e/ou telefone fixo.  

Uma das vantagens é o desconto que você pode conseguir por contratar mais de um serviço por meio do combo, como também o fato de reunir todos os produtos em uma só fatura.

Como fazer portabilidade

Há cerca de 10 anos, a Anatel começou a permitir que clientes de uma operadora migrem para outra por insatisfação com o serviço, preços cobrados, etc.

Para fazer a portabilidade, você precisa ir até um loja física da nova operadora com RG, CPF ou carteira de motorista.

Lá, é cobrada uma pequena taxa e você recebe um chip da nova operadora ainda inativo. Depois de um prazo de até três dias úteis, a portabilidade é concluída.

Como fazer portabilidade: informações importantes

Algumas informações importantes que você precisa saber sobre a portabilidade são, por exemplo, a de que não é possível pedir a portabilidade para outro estado.

Nesse caso o telefone fixo você consegue fazer portabilidade somente com o mesmo código DDD e o celular apenas dentro do mesmo município.

O valor máximo cobrado para concluir um serviço de portabilidade é de R$ 4,00 e você poderá ter os serviços do seu telefone móvel ou fixo suspensos, de acordo com a regulamentação da Anatel, de até 24h. Mas a mesma regulamentação também determina que na maioria dos casos esse tempo máximo não ultrapasse o período de 2h.

Sua portabilidade, ou seja, a transferência do seu número para outra operadora deverá ser concluído em até três dias úteis. E você deverá receber um número de protocolo para que consiga acompanhar o processo.

Se por algum motivo você desistir da portabilidade no meio do processo de transferência, terá até dois úteis para solicitar o cancelamento, mas saiba que você pode mudar de operadora e plano de serviço a qualquer momento e quantas vezes julgar necessário e descobrir como fazer portabilidade em alguns casos pode lhe trazer benefícios.

Provedores de telefonia móvel

Saiba sobre as principais operadoras de celular:

NET + Claro: As operadoras são parceiras e a Claro é a responsável pelo serviço de telefonia móvel. Entre os planos oferecidos pela marca, estão benefícios como o uso de apps sem abatimento da franquia de internet, desconto em compartilhamento de linha com familiares, entre outros.

Oi: Oferece planos com ligações ilimitadas, disparos gratuitos de SMS, apps sem desconto de franquia e apps de notícias e entretenimento. Fora isso, conta com milhões de pontos Wi-Fi.

TIM: Tem seu carro-chefe no ramo de telefonia móvel, mas também disponibiliza serviços de telefonia fixa e internet banda larga. Seus planos de celular oferecem ligações ilimitadas e uso de apps sem desconto de franquia, além de apps de entretenimento e parcerias com empresas audiovisuais.

Vivo: Assim como em outros segmentos, a operadora é bastante forte em telefonia móvel. Oferece planos com minutos à vontade, adição gratuita de dependentes, apps e SMS ilimitados e sistema de envio de mensagem para avisar quem ligou enquanto o celular estava fora de área ou desligado.

Subir