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Sem sinal? Resolva esse problema sem precisar da operadora

ilustração vivo guru

Por Zelas Conecta

Redator

Homem irritado olhando para o celular sem sinal

Todo mundo já experimentou ficar sem sinal uma vez na vida. Mas existem momentos nos quais isso pode se tornar uma verdadeira catástrofe: durante o último episódio da sua série favorita, quando você precisa fazer uma ligação importante ou bem no último dia do prazo final para enviar um trabalho, por exemplo.

Nessas situações, um filme inteiro passa no seu cérebro: ligar para a operadora, explicar seu problema para o atendente, esperar a visita técnica… Só de pensar nisso bate um desespero, certo?

Mas se você é daquelas pessoas que querem evitar esse tipo de dor de cabeça, fique tranquilo: existem alguns procedimentos que você mesmo pode realizar para identificar e corrigir o problema sem a necessidade de entrar em contato com a operadora ou receber uma visita técnica.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas do que fazer quando você estiver sem sinal do seu sinal (perdão pelo trocadilho!). Continue a leitura e descubra como resolver seu problema!

ilustração chip do celular

Chip sem serviço

Quando seu chip estiver sem serviço, antes de tudo, é importante que você faça uma breve análise do lugar em que você se encontra. O sinal de uma rede celular se comporta como uma onda de rádio e, por isso, a chegada no seu aparelho pode ser afetada. Condições climáticas, lugares fechados ou grande distância da cidade e da torre de transmissão da sua operadora são alguns dos fatores que podem atrapalhar o funcionamento.

Caso não esteja acontecendo uma tempestade lá fora, se você não estiver longe da civilização ou não se encontrar em um lugar abaixo do solo, verifique o celular de outra pessoa para saber se é apenas o seu aparelho que está sem sinal. Sem resultados positivos? Então siga atentamente os próximos passos!

Reinicie o celular 

A primeira coisa que se deve fazer nessa situação é desligar o dispositivo e ligar outra vez. O celular pode estar há muito tempo em uso e o simples reinicialização fecha alguns aplicativos que podem estar atrapalhando o funcionamento. Reinicie a conexão da rede entre o aparelho e a torre de transmissão.

Remova o chip

Reiniciar não funcionou? Então desligue o aparelho outra vez e retire o chip. Inicie o aparelho sem ele e desligue-o de novo. Insira o chip outra vez, ligue o dispositivo e verifique se o “modo avião” ou “modo offline” está ativado. Caso esteja, desabilite a opção e reinicie o aparelho outra vez.

O sinal ainda não retornou? Tenha calma! Chegou a hora de tentar identificar se o problema está no chip ou no aparelho. Para encontrar a resposta, complete cada um dos passos a seguir:

  1. desligue o celular mais uma vez;
  2. remova o chip;
  3. peça emprestado um celular de outra pessoa;
  4. tente testar o seu chip em neste aparelho;
  5. teste o chip da outra pessoa no seu celular.

Nesse momento, você já deve saber a origem do problema — e isso já é um avanço. Com essa informação, é possível realizar mais alguns ajustes antes de contatar a operadora.

Faça ajustes de rede

O chip do seu celular pode estar sem registro na rede, o que significa que o sinal da operadora está chegando no dispositivo, mas ele não está habilitado para receber. Casos assim são comuns se você trocou de número recentemente ou em modelos de smartphones que ainda não foram registrados pela Anatel. 

A mensagem de “não registrado na rede” está aparecendo para você? Então recomendamos que acesse o nosso guia especial sobre este assunto para saber quais passos seguir para resolver esse problema.

ilustração pessoa no telefone

Telefone fixo sem sinal

Você ainda utiliza um telefone fixo em casa ou no trabalho? É bem provável que conheça bem a sensação ruim de colocar o aparelho na orelha e não escutar nada. Sim, seu telefone está “mudo” bem na hora em que você precisava fazer uma ligação importante.

Antes de tudo, saiba que linhas telefônicas fixas são mais afetadas por condições climáticas do que outras redes, pois utilizam estruturas e protocolos antigos de transmissão de dados. Então, se estiver chovendo ou ventando muito forte, espere o clima melhorar e tente realizar a ligação mais tarde.

Uma boa forma de identificar a hipótese de o problema ser externo é se houver mais de um aparelho conectado a mesma linha. Para isso, vá até o outro telefone e descubra se apenas o primeiro aparelho está mudo, ou se foi a linha toda que caiu. Caso a falta de sinal seja um problema isolado, realize os testes abaixo no dispositivo que se encontra mudo.

Desconecte o telefone

Telefonia fixa é sinônimo de cabos e fios, certo? Saiba que a maioria dos transtornos acontece justamente neles, por serem os componentes mais frágeis e suscetíveis a acidentes. Antes de outros testes, faça uma análise visual dos cabos de linha e de energia, e verifique se estão desconectados, rompidos ou aparentam alguma falha ao longo do comprimento.

Eles estão intactos? Agora volte até o telefone sem sinal e realize as instruções a seguir:

  1. retire o cabo de linha da parede;
  2. caso o telefone tiver fio de energia, desconecte-o também da tomada;
  3. recoloque o cabo de linha na entrada dele;
  4. encaixe o fio de energia novamente na tomada e espere o telefone reiniciar.

É claro que o defeito ainda pode estar no cabo de linha, mesmo depois de realizar os passos anteriores. Se você tiver um cabo alternativo disponível — pode ser o de outro aparelho da rede —, experimente fazer a troca para ter certeza de que o problema não está no cabeamento.

Faça um teste com outro aparelho

Talvez o defeito esteja no seu aparelho e não na linha telefônica. Nesse caso, tente conectar outro dispositivo na mesma linha e refaça os passos anteriores se o sinal não retornar logo após a primeira conexão com novo aparelho.

WiFi não conecta

Vamos direto à possível raiz do problema: o roteador. Antes de qualquer coisa, veja se algum dos cabos está desconectado ou mal encaixado, porque sempre existe a chance de alguém ter tropeçado ou esbarrado no aparelho sem ter percebido.

Depois, examine se todas as luzes estão acesas. Elas são responsáveis por “avisar” se existe algum problema em qualquer parte da conexão. Preste atenção principalmente nas luzes de Power, Online e Wireless. Se qualquer uma delas estiver apagada ou piscando, tire da tomada o cabo elétrico do roteador, deixe desligado por alguns minutos e ligue novamente na energia.

Fazer a tentativa acima vale a pena mesmo quando todas as luzes estiverem acesas. Às vezes, a falta de sinal se origina em alguma atualização que a sua operadora tenha feito na rede ou em alguma falha no tráfego que a Internet percorre até o roteador. Reiniciar o aparelho é a forma mais rápida de renovar a conexão. 

No celular

Tudo bem que parece meio óbvio perguntar isso, mas você já verificou se a opção do WiFi está ativada no seu aparelho? No meio do desespero de estar sem sinal, aquilo que está bem abaixo dos nossos olhos costuma ser a solução. Aproveite e dê uma olhada se a opção de “modo avião” está ativada. Se estiver, desabilite e verifique se o sinal retorna.

Caso nenhuma dessas ações tenha surtido efeito, existe a possibilidade de você estar distante do roteador. Apesar de o aparelho ter um alcance de 360 graus, existe um limite da cobertura do sinal transmitido por ele. Na dúvida, chegue mais perto.

Uma outra alternativa é desativar a opção de WiFi e ligar a conexão 4G, para que você possa identificar se o problema está no smartphone ou na rede. 

No computador

Vale seguir algumas das orientações sobre celulares se o seu computador não estiver reconhecendo o sinal de WiFi. Por exemplo, caso você esteja longe do roteador, tente mover seu computador para um local mais próximo da fonte do sinal. 

Uma perspectiva diferente seria ir até ícone de rede da barra de tarefas do sistema operacional, clicar em “esquecer” a conexão automática, e realizar e digitar a senha do WiFi numa nova oportunidade para tentar se conectar.

Se essas ações não funcionarem, procure conectar o computador diretamente no cabo do roteador. Esta é uma forma de  diretamente ao roteador, sem necessidade de autenticação por senha, como no caso do WiFi.

Problema de conexão com Internet

A Internet é imensa, não mesmo? Pois a lista de coisas que podem gerar o seu problema de conexão é bem grande também: vírus, aplicativos pesados, falha no software do roteador… Esses são apenas alguns exemplos, mas não se preocupe! Separamos algumas soluções para você aplicar.

Começando por um reset no roteador. Praticamente todo equipamento deste tipo tem um botão bem escondido que geralmente está posicionado na parte traseira do equipamento, com alguma indicação acima de Reset, no qual apenas é possível pressionar com uma agulha ou um palito de dente. Clicar nele restaura as configurações padrões do aparelho e reiniciar toda a rede de conexão com a Internet.

Porém, é preciso certa quantidade de cautela se você decidir aplicar tal solução. Por resetar a rede, informações como o nome e a senha do WiFi serão perdidas e todos os dispositivos que se conectam automaticamente precisarão se conectar de forma manual. Caso você não saiba como trocar a senha do WiFi ou renomear a rede, é melhor não fazer isso por conta própria.

No celular

Você tentou acessar outros sites ou aplicativos? Pode ser que algum dos que você precisa acessar esteja fora do ar. Lembra das vezes que o Whatsapp foi bloqueado pelas operadoras por conta de decisões judiciais? Tente acessar outro aplicativo ou site para confirmar se a falta de sinal não é um fato isolado, no qual só te resta esperar os responsáveis colocarem no ar novamente.

Se todos os aplicativos que você tentou estiverem offline, vale a tentativa de desinstalar aqueles que você não usa mais. Alguns deles continuam rodando no celular, sendo inicializados com o sistema quando você ligar seu aparelho, e podem estar atrapalhando a conexão. Para desinstalar qualquer aplicativo no Android, faça o seguinte:

  1. acesse a opção “Configurações” ou “Ajustes” no menu principal;
  2. procure por “Aplicativos”;
  3. selecione algum que você não utiliza mais;
  4. clique em “Desinstalar”;
  5. repita o processo quantas vezes forem necessárias, mas cuidado com os aplicativos que você usa muito, como o Facebook ou o Whatsapp.

Ainda nada de Internet? Considere realizar uma restauração do padrão de fábrica, que basicamente é formatar seu celular. Isso vai ajudar você a fazer uma verdadeira limpeza no seu dispositivo, principalmente se você sofre com aplicativos que estão lentos ou travando sem motivo algum.

Entretanto, tome muito cuidado, porque empregar isso de qualquer jeito pode te fazer perder todos os dados do seu dispositivo, incluindo contatos e históricos de conversas. Para fazer isso de forma segura, é necessário realizar um backup de tudo o que for essencial.

No computador

Verifique primeiro se algum sinal da Internet está entrando no seu computador. Para isso, faça cada instrução na ordem a seguir:

  1. vá em Iniciar e escreva “cmd” na barra de pesquisa;
  2. uma opção chamada Command Promt deve aparecer. Clique nela;
  3. na janela preta que abrir, escreva “Ping Google.com” e aperte enter;
  4. tente outras opções como “Ping 8.8.8.8” (o DNS do Google) ou Ping “127.0.0.1” (o endereço de IP do seu computador).

Caso alguma dessas opções funcione, uma quantidade de letras e números vai aparecer abaixo do que você havia digitado. Não precisa tentar entender as informações, só o que você necessita saber é que existe sim algum sinal de rede! Tente reiniciar seu computador e o roteador ao mesmo tempo, de modo a de renovar a conexão entre ambos.

Na hipótese de não ter dado certo, uma dessas mensagens deve aparecer na janela: “Transmit failed, error code #”, “Destination host unreachable” ou “Request timed out”. O indicado é fazer uma limpeza completa com o antivírus instalado na sua máquina.

ilustração família assistindo TV

TV sem sinal

Um dos pilares da tecnologia da TV digital é ser altamente resistente a quedas de sinal. Mas, para isso, é bom verificar se o seu aparelho está configurado corretamente antes de sair procurando por problemas.

Comece fazendo uma busca de canais. Na maioria dos televisores essa opção aparecerá apertando a tecla Menu ou Setup do controle remoto. Se não surtir efeito, é a hora de olhos atentos e mangas arregaçadas.

Verifique o cabeamento

Dê uma olhada se todos os cabos na parte traseira do seu televisor está conectados nos locais certos. Procure averiguar a posição dos três principais: o cabo HDMI ou RCA (aquele de três cores, amarelo, vermelho e branco), o cabo de energia e cabo de conexão da antena. Caso todos estejam em seus devidos lugares, dê uma forçadinha em cada um para evitar qual tipo de mal contato.

Confira a antena

Pode ser que antena não esteja apontada para a torre de transmissão do sinal digital. Isso pode ter acontecido por falha na instalação ou durante uma ventania forte. Só não tente subir no telhado da sua casa para tentar resolver por conta própria! A próxima sessão do artigo vai te dar o caminho certo a seguir se a antena estiver mal posicionada.

ilustração celular com ícone de telefone

Operadora pode não ser a ideal para você

Caso você tenha seguido alguma das instruções deste artigo, mas seu aparelho continua sem sinal, talvez seja a hora de entrar em contato com a operadora. Sabemos que essa era a última coisa que você gostaria de fazer, mas pense que, ao contatar a empresa prestadora do serviço, poderá ter informações sobre possíveis manutenções que estejam acontecendo na sua região, por exemplo.

Para facilitar a sua vida, disponibilizamos a seguir os telefones para contato de cada uma das maiores operadoras do Brasil:

  • Claro: 1052;
  • TIM: 1056;
  • Vivo: 10315 (ou acesse Meu Vivo);
  • NET: 10621;
  • Oi: 1057 (você também pode acessar o suporte técnico virtual);
  • SKY: 10611;
  • Nextel: *611.

A maioria das informações presente aqui são as soluções mais comuns que as próprias empresas orientam os atendentes a empregar antes de marcar uma visita técnica. Quando entrar em contato, relate quais ações você já realizou e siga as orientações do atendente para novos procedimentos (caso seja necessário).

Após toda a nossa jornada, se contatar a empresa também não funcionar, talvez seja momento de você considerar a troca de operadora ou uma mudança no pacote de serviços. É normal que existam diferenças na qualidade do serviço prestado de empresa para empresa dependendo da região e provavelmente outra operadora conseguirá entregar um sinal mais estável no seu bairro do que a atual.

Atualmente, alterar os componentes do seu pacote ou cancelar a assinatura para trocar de operadora é muito fácil. Você pode fazer isso pelo próprio aplicativo da empresa ou pelo SAC, sem precisar passar por um atendente.

Porém, antes de tomar a decisão, não é melhor já ter escolhido os serviços do seu novo pacote? Acesse a nossa página de combos para encontrar qual a operadora oferece a melhor combinação de produtos para você!

Quer mudar seu plano?

Ajudamos você a escolher um novo!

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