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Não registrado na rede: 15 maneiras para resolver esse problema!

ilustração vivo guru

Por Zelas Conecta

Redator

Homem irritado enquanto olha para o celular

Se você já se deparou com o erro “não registrado na rede”, certamente esse problema deve ter incomodado bastante! Já que sem a conexão com a rede da operadora não é possível fazer ligações ou usar o pacote de dados, por exemplo.

Sabemos que esse incômodo aparece quando você mais precisa dos recursos do seu smartphone conectado, por isso vamos te ajudar com 15 alternativas para solucionar rapidamente o erro de celular ou chip "não registrado na rede".

Você vai conferir também o que significa "não registrado na rede", porque isso acontece e como evitar que aconteça com seu sinal de operadora. Confira a seguir!

O que significa “não registrado na rede”?

Vamos entender o que significa a mensagem “não registrado na rede”. Para o sinal da operadora funcionar, o aparelho faz a busca do sinal da antena ou torre mais próxima do local onde você está.

Isso acontece, por exemplo, quando você se desloca para outros municípios: o celular fica analisando os sinais mais próximos para encontrar aquele que tem a conexão mais forte.

A mensagem “não registrado na rede” ou “rede celular não disponível” ocorre quando o celular não consegue encontrar a conexão da operadora. Por exemplo, o celular pode ficar não registrado na rede quando um chip 4G só encontra redes 3G ou 2G.

Assim, quando o smartphone não consegue se conectar em nenhuma rede no local, isso faz com que apareça a mensagem “não registrado na rede”. Ou seja, a operadora do seu chip não consegue reconhecer o seu aparelho.

Por que esse erro ocorre?

Agora que entendemos o que significa “não registrado na rede”, precisamos compreender porque isso ocorre. Existem vários fatores que causam o erro de chip não registrado na rede, veja a seguir os motivos possíveis:

  • Pode estar fora da área de cobertura da operadora;
  • Problemas técnicos do serviço da operadora;
  • Falha na escolha automática da rede, por exemplo, a troca de sinal de 4G para 3G;
  • A operadora não consegue identificar o IMEI;
  • O firmware do smartphone está desatualizado;
  • O sistema Android/iOS está desatualizado;
  • As antenas da operadora estão em manutenção;
  • Oxidação ou mau contato do cabo flat da antena do celular;
  • Chip mal encaixado, oxidado ou possivelmente cortado incorretamente;
  • Modelos de smartphone importados que ainda estão em homologação com a Anatel;
  • Realizou a portabilidade de operadora recentemente;
  • A falha está relacionada a alguns modelos de celular;

Principais marcas e operadoras que apresentam o erro “não registrado na rede”

O erro de celular não registrado na rede pode ocorrer com qualquer marca, porém alguns aparelhos da Samsung apresentaram uma alta frequência desse problema, especialmente os modelos Galaxy S, S3, S4, S5 e J5.

Da mesma forma, qualquer operadora pode apresentar esse erro, mas a maioria dos casos ocorrem com a Vivo e Oi.

Como evitar o erro “não registrado na rede”?

Há algumas medidas que podemos tomar para evitar que a mensagem “não registrado na rede” não apareça ocorra.

A principal causa desse erro está relacionada ao sinal da operadora, por isso é importante fazer uma pesquisa da cobertura da empresa na região e da qualidade do sinal antes de contratar um plano ou comprar o chip.

A Anatel fornece esses dados, assim como alguns sites na internet e as próprias operadoras. Para consultar a cobertura da Vivo, ligue em um número da Vivo.

Como resolver o erro “não registrado na rede”?

1. Desligue e ligue o aparelho

Esse é o método mais rápido, e por incrível que pareça, muitas vezes soluciona. Desligue o seu smartphone e aguarde alguns segundos antes de ligá-lo novamente.

Caso a bateria do aparelho seja removível, desligue-o primeiro e depois remova a bateria, aguarde alguns segundos antes de colocá-la novamente e reiniciar.

2. Remover e colocar o chip corretamente

É possível que o chip apenas esteja mal encaixado e isso tenha causado o problema de chip não registrado na rede.

Com o celular desligado, remova o chip, limpe-o com um pano, se possível limpe também o slot onde encaixa o SIM Card e coloque-o novamente bem posicionado. Aguarde uns segundos e ligue o aparelho.

3. Coloque no modo avião

Para colocar o celular em modo avião, segure o botão power (liga e desliga) e toque no ícone de um avião. Você também pode puxar para baixo com o dedo a parte superior da tela, para abrir o menu onde ficam as notificações, e ligar o modo avião. É possível encontrar esta opção também em Configurações ou Ajustes.

Após ativar o modo avião, tente fazer uma ligação. Desative o modo avião e aguarde 1 minuto. Após isso, tente fazer a ligação novamente e veja se o erro não registrado na rede persiste.

4. Selecione uma rede manualmente

O celular pode não estar conectado a rede correta, por isso a mensagem “não registrado na rede”. Geralmente os smartphones selecionam automaticamente a melhor rede, e esta é a configuração mais recomendado. Contudo erros podem acontecer, por isso confira os passos a seguir:

Abra as Configurações ou Ajustes do celular e procure pelas Configurações de Redes Móveis. Depois, procure pela opção de Operadoras de Rede. O aparelho fará uma busca e vai vai mostrar as operadoras disponíveis, você deve selecionar a rede da sua operadora.

5. Ative o serviço de roaming

Se você tentou todas os métodos anteriores e continua aparecendo celular não registrado na rede, você pode seguir os próximos passos ativando o serviço de roaming. Essa função permite que o celular se conecte às redes de outras operadoras. É importante confirmar se há cobrança adicional por esse serviço.

Vá em Configurações ou Ajustes do seu dispositivo, toque nas Configurações de Redes Móveis e ative Roaming de Dados. Você pode também escolher manualmente a melhor conexão na sua região: 4G ou 3G. Em seguida, faça um novo teste.

6. Atualize o sistema operacional Android ou iOS

É comum que o sistema operacional dos aparelhos apresente erros em algum momento, principalmente se não houver atualizações conforme as notificações da marca. Esse procedimento soluciona a maioria dos casos de celular não registrado na rede, pois faz correções no sistema.

Para fazer uma atualização, o seu dispositivo precisa estar carregado e em uma rede Wi-Fi. Lembrando que esse procedimento pode demorar um pouco para concluir.

Vá em Configurações ou Ajustes, em seguida procure por Sobre o Dispositivo ou Geral. Toque em Atualizações de Software e verifique se há uma atualização disponível. Clique em Atualizar, concorde com os Termos e inicie o procedimento.

Aguarde ser concluído, seu celular vai reiniciar automaticamente quando finalizar. Faça um teste para conferir se foi resolvido o problema de chip não registrado na rede.

7. Firmware desatualizado

O firmware são as instruções de inicialização operacionais programadas no dispositivo que permitem o correto funcionamento do aparelho. Nesse caso, geralmente o firmware já é atualizado junto com o sistema operacional, mas você também pode fazer uma pesquisa sobre como atualizar individualmente nas configurações conforme o modelo do seu smartphone ou solicitar que seja feito em uma assistência técnica.

8. Falha no registro de IMEI

Se os procedimentos acima não solucionaram, vale a pena tentar este método para a mensagem “não registrado na rede”.

Sempre que o seu aparelho se conecta à operadora, ele informa um número de IMEI válido. O IMEI é uma sequência de números de identificação do seu celular. Este número é informado à operadora para bloqueio em caso de perda ou roubo, por exemplo.

Em alguns casos o número de IMEI pode ser corrompido, quando é feito o processo de root no aparelho ou a rom do celular é customizada, por exemplo. Para verificar o IMEI, ligue para *#06# e o número será mostrado na tela.

Se ocorrer a falha não registrado na rede, você precisará restaurar o celular para as configurações de fábrica. Caso tenha feito root no aparelho, precisará remover o root para recuperar o IMEI. Se não funcionar, assim como na situação da rom customizada, é necessário reinstalar o Android original.

9. Manutenção das antenas da sua operadora

Você pode entrar em contato com a operadora para saber se estão realizando uma manutenção nas antenas na sua região ou se está ocorrendo algum problema técnico, que justifique mostrar a mensagem de chip não registrado na rede. Se esse for o problema, você terá que aguardar o prazo da operadora para ela solucionar.

10. Cobertura da sua operadora

A mensagem de “não registrado na rede” por si só é uma falha na conexão com a rede da operadora, como explicamos acima em “o que significa não registrado na rede”. Conforme o site da Anatel, a cobertura de telefonia móvel deve ser de pelo menos 80% de área urbana de cada município

Porém existem as Zonas de Sombra, que são áreas com baixo ou nenhum sinal devido a presença de obstáculos entre o dispositivo e a antena, que afetam a comunicação.

Você pode conferir se há cobertura no site das principais operadoras do Brasil nos links a seguir: Claro/Nextel, TIM, Vivo e Oi.

11. Chip cortado

Caso o seu chip seja maior que o tamanho suportado pelo seu celular, talvez você precisará cortá-lo para caber no slot de SIM Card. Isso ocorre muito quando compramos smartphones mais recentes, que aceitam apenas chips de tamanho Nano.

Cortar errado o cartão SIM pode causar o erro de chip não registrado na rede, pois é uma peça muito delicada. Por isso é importante ter cautela para não danificá-lo com a ferramenta de corte. Ou peça a ajuda de um profissional, há em assistências técnicas que fazem esse serviço. Você também pode pedir para a operadora trocar por um chip novo.

12. Chip oxidado ou sujo

É possível que o chip esteja oxidado ou apenas sujo, e isso dificulte a leitura e cause o erro não registrado na rede.  Lembre de desligar o aparelho antes de retirar o chip. Use uma borracha escolar para limpar o chip, em seguida passe um pano para remover os resíduos. Encaixe-o novamente, confira se está correta a posição e reinicie o celular.

13. Cabo flat da antena

O cabo flat da antena do seu celular pode estar oxidado ou corrompido. Isso geralmente ocorre quando o chip é reconhecido pelo dispositivo, mas não conecta na rede.

Nesse caso, recomendamos que leve o celular em uma assistência técnica para conferir se esse é o problema que está causando a mensagem “não registrado na rede” e faça a manutenção ou troca da peça.

14. Troca de operadora ou portabilidade

Se nenhum dos métodos acima resolveram a falha de celular não registrado na rede, você pode trocar de operadora. Isso está relacionado com a cobertura da operadora ou o serviço de rede, como explicamos neste tutorial.

Hoje em dia todas oferecem o recurso da portabilidade, em que você pode manter o mesmo número. Recomendamos que tente a troca em último caso, se realmente não resolver ou continuar ocorrendo com frequência, já que terá que comprar um chip novo, aguardar o prazo da portabilidade e escolher um novo plano.

15. Restaurar configurações de fábrica

Este método também deve ser realizado em último caso, dessa vez se o problema estiver no dispositivo. Restaurar as configurações de fábrica costuma corrigir uma série de problemas que podem ocorrer nos celulares, os chamados bugs. Inclusive, é muito indicado para o erro não registrado na rede.

Todos os arquivos e aplicativos instalados serão deletados e será reinstalado o sistema operacional no modo de fábrica, como se você tivesse comprado um celular novo.

A principal etapa é fazer um backup, ou seja, uma cópia de segurança de todos os arquivos do seu celular (como fotos, vídeos, músicas, documentos, contatos, etc.). Vá em Configurações e pesquise por Fazer backup, caso não encontre essa opção, pesquise no Google o passo a passo conforme modelo do seu smartphone para salvar seus dados.

Em seguida, após concluir o backup, procure nas Configurações pela opção Restaurar telefone e inicie a restauração. Esse procedimento pode demorar e o aparelho reiniciará sozinho. Quando ele ligar novamente você poderá recuperar os seus dados na memória do aparelho e testar a rede do chip.

Caso a mensagem de erro “não registrado a rede” persista, recomendamos que leve seu smartphone em uma assistência técnica ou entre em contato com o suporte técnico da marca.

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