Entenda qual é o melhor plano de internet residencial

Melhor plano de internet residencial 2

Escolher um plano de internet para usar em casa não é uma tarefa fácil, são muitos pacotes, tipos de conexões, e valores que confundem na hora de escolher a melhor opção. 

Este artigo vai te ajudar a entender qual é o melhor plano de internet residencial, com critérios que devem ser levados em consideração na hora da sua escolha. 

Quais são os tipos de internet residencial disponíveis? 

A internet está presente nas casas de 59% da população brasileira, mas para atender todas essas pessoas, com tantas necessidades, são necessários vários tipos de conexões que possam atender a velocidade desejada e a cobertura local, por exemplo. Conheça as diferenças entre cada uma delas: 

Fibra óptica 

É a conexão mais moderna ,sendo usada ultimamente, Conhecida como “internet na velocidade da luz”, tem velocidade altíssima, sem perder o sinal e a qualidade.

Via satélite

É ideal para quem mora em áreas rurais ou distantes de grandes centros, por não depender de cabeamento, apenas modems e uma antena que recebe e envia dados via satélite. 

Via rádio

Muito parecida com a internet via satélite, por não utilizar cabos, a internet via rádio, utiliza modem e uma antena, mas ao invés da troca de dados ser feita com o satélite, é feita com uma torre de rádio. 

Dial modem 

A antiga “internet discada”, foi muito popular no início dos anos 2000, pelo seu baixo custo e praticidade. Apesar de ainda ser usada hoje em dia, caiu em desuso por sua baixa velocidade e por comprometer a linha de telefone. 

Via cabo

A internet a cabo, geralmente é oferecida por uma empresa de TV por assinatura, que utiliza do mesmo material para fazer a transmissão da internet. A existência desse tipo de serviço depende da existência de TV por assinatura na sua região.

Internet móvel

Geralmente é oferecida por empresas de telefonia móvel, em tecnologia 3G ou 4G, com pacotes que variam o valor e a velocidade e, ao atingir o limite contratado, a velocidade pode diminuir, dependendo do tipo de pacote contratado.

Como escolher o melhor plano de internet residencial? 

Para escolher a melhor internet residencial, alguns detalhes precisam ser levados em consideração, porque, cada tipo de conexão tem características muito específicas. Antes de tudo, é importante ter em mente qual será seu uso:

  • Jogar online?
  • Assistir filmes, séries e acessar redes sociais?
  • Trabalhar?
  • Estudar?
  • Fazer upload e download de arquivos?

A partir dessas respostas, você também precisa considerar se a sua região possui estrutura de cabeamento para suportar internet via cabo e fibra óptica, por exemplo. Caso você more em cidades rurais, pode considerar a internet via satélite ou rádio. 

Atualmente, as opções de planos atendem bem às necessidades dos usuários, então, outro aspecto importante, é levar em consideração o valor que você está disposto a pagar. Quanto maior a velocidade e benefícios oferecidos, mais o valor aumenta. 

No entanto, muitas empresas possuem boas opções com custo benefício que atende quem precisa de pacotes básicos para internet residencial.

Afinal, qual o melhor plano de internet residencial?

Como já comentamos, antes de tudo, você precisa saber como vai usar sua internet para escolher a velocidade mais adequada, e qual é o tipo de conexão que atende sua região. 

Atualmente, a internet mais indicada para uso doméstico básico (ver vídeos, filmes, estudar), é a de fibra óptica, por ser a que tem menos interferências e ótima velocidade. Empresas como a NET e a Vivo, são duas das mais conhecidas atualmente no mercado com pacotes diversificados e valores que variam de acordo com a velocidade escolhida.

Porém, se você mora em áreas rurais, litorâneas e que não têm estrutura de cabeamento, a internet via satélite ou rádio é uma ótima opção. A SKY, a Claro e a Oi  possuem o serviço via satélite, e também contam com pacotes de diferentes velocidades e valores. 

Aqui, na Zelas Conecta, você consegue buscar planos de internet, disponíveis na sua região, e analisar qual é o plano ideal para sua casa. Faça sua busca e encontre seu plano!