Guia definitivo para trabalhar em casa pela internet

Saiba o que você precisa ter, e fazer, para conseguir trabalhar em casa pela internet.

Trabalhar em casa pela internet 2

Você sabe o que é home office?

Home office, em tradução literal, significa “trabalho em casa”, porém, na prática, não precisa ser levado ao pé da letra. Home office é a atividade de trabalhar em casa pela internet, mas que também pode ser feita em coworkings, cafés ou lugares alternativos. 

O trabalho remoto vem sendo uma tendência, atualmente, utilizada em boa parte das empresas, por estimular a produtividade e qualidade de vida do colaborador, além de diminuir custos e trazer um bom retorno para a corporação. 

Segundo pesquisa da empresa de software Workfront, apenas 39% do expediente de trabalho é realmente produtivo e focado, com boa parte do tempo sendo gasto em procrastinação. Trabalhar remotamente dá liberdade ao colaborador de montar seu próprio horário e dividi-lo como achar melhor, para entregar suas tarefas. 

Porém, existem diversas modalidades e cuidados que precisam ser levados em consideração na hora de fazer um home office realmente produtivo. Aqui, vamos te ajudar a entender se o formato funciona para você, e como ter sucesso na prática. 

Ter um bom plano de internet é essencial 

Ter equipamentos bons e estrutura confortável é importante para trabalhar em casa pela internet, mas nada disso funciona se você não tiver o essencial: uma boa conexão. 

Você sabe como escolher uma boa internet? Quais são os critérios a serem levados em consideração? Aqui, vamos te ajudar a escolher um plano que seja ideal para você realizar as tarefas do home office. 

Escolha um plano veloz e estável

Quando você precisa de um plano para trabalhar em casa, nem todos são ideais. Vai depender muito da sua localização, e quantas pessoas vão usar a conexão ao mesmo tempo. 

Em média, uma internet de 100 mega, é o suficiente para uma casa que tem até 3 pessoas. Ela é veloz e consegue rodar todos os seus programas do trabalho, para que consiga realizar todas as tarefas, mesmo com outras pessoas conectadas no Wi-Fi. A estabilidade também é muito importante e, nesse ponto, a internet de fibra óptica é a melhor no mercado. Ela não sofre interferências eletromagnéticas, ao contrário das outras tecnologias, como por exemplo, a internet via satélite. 

Entre as marcas que oferecem uma internet de qualidade para trabalho home office, podemos citar a Vivo e a TIM, que usam fibra óptica nas suas conexões. A primeira, tem promoções bem interessantes de Vivo Internet, que você pode conhecer falando com nossos especialistas. Entre em contato com o Zelas através do Número da Vivo e adquira já sua internet ultraveloz.

Trabalhar em casa pela internet 3

É possível ganhar dinheiro ao trabalhar em casa pela internet? 

Com um bom plano de internet e entendendo o conceito de home office, você deve pensar “e se eu quiser ser autônomo, é possível ganhar dinheiro trabalhando em casa?”. A resposta pode não ser simples, mas é fácil: sim! Graças à tecnologia, algumas profissões, permitem mobilidade nas atividades. Essa função tem até um nome: freelancer.

O freelancer nada mais é do que uma pessoa que tem conhecimento e experiência em determinada área, e presta serviços para empresas ou, simplesmente, trabalha de maneira autônoma. 

Como já comentamos, algumas áreas têm mais facilidade que outras ao trabalhar remotamente, por exemplo, é praticamente muito difícil ser um médico freelancer, mas se você for designer, e tiver um bom suporte em equipamentos em casa, é mais fácil trabalhar em casa pela internet. Listamos alguns exemplos de profissões que podem ser realizadas remotamente: 

  • Jornalista: você pode escrever para colunas de jornais, blogs ou marcas. É uma profissão muito procurada por estar em alta, principalmente, com o marketing digital e de conteúdo 
  • Designer: com um bom computador que suporte programas mais pesados de edição, você pode trabalhar de qualquer lugar, até mesmo do mundo 
  • Consultor: trabalhar remotamente como consultor, tem diversas vantagens, a principal é que existem oportunidades para várias áreas, principalmente, de gestão. Muitas empresas procuram profissionais que possam prevenir ou ajudar a resolver problemas pontuais com serviços de consultoria 
  • Fotógrafo: o fotógrafo tem a grande vantagem de não precisar, necessariamente, estar em uma sala para desenvolver um bom trabalho. Você pode escolher trabalhar com eventos, marcas ou ensaios fotográficos, e ter uma rotina muito dinâmica
  • Desenvolvedor: assim como o designer, o desenvolvedor precisa apenas de um equipamento com programas que suportem o uso para o trabalho, podendo fazer trabalhos para grandes, médias e pequenas empresas, e ter a liberdade de fazer sua própria rotina 
  • Advogado tributarista: o sistema tributário brasileiro é muito complexo e as empresas procuram cada vez mais pessoas especializadas na área. Se você trabalha como tributarista, pode prestar consultorias, trabalhar com defesa de processos administrativos, e judiciais 

Porém, para trabalhar como autônomo, é preciso ter o dobro de cuidado. Primeiramente, porque a sua renda depende unicamente de você e, dependendo da área, os valores dos serviços podem variar muito. Então, antes de decidir ser freelancer, é indispensável entender que você vai precisar de uma rotina e de uma organização com seus trabalhos.

Se você pretende fazer um home office exclusivamente como freelancer, é interessante ter um registro MEI (Microempreendedor Individual). Desde 2009, esse tipo de registro foi regulamentado para que pessoas que trabalham autonomamente, possam ter CNPJ e emitir nota fiscal. 

Ganhar dinheiro em casa não é fácil, mas também não é impossível. Você vai precisar de um bom equipamento, estar em um ambiente favorável e, acima de tudo, ser muito organizado e disciplinado. Vamos te dar muitas dicas de como fazer um bom home office, seja você freelancer ou tenha um emprego formal que permite trabalhar em casa pela internet. Continue a leitura!

Encontre trabalhos e aumente seus lucros 

Se você trabalha de casa e quer ganhar mais dinheiro, precisa encontrar outras formas de executar sua função, e fazer renda. Para isso, existem algumas plataformas e ferramentas que te ajudam a encontrá-los. São elas: 

Nem todas elas são gratuitas, e te cobram um valor para começar a receber ofertas. É nesse modelo que a GetNinjas trabalha, mas é garantido que você receberá um número de ofertas interessantes para você, de acordo com seu trabalho. 

Trabalhar em casa pela internet 4

Como ser produtivo fazendo home office?

Para muitas pessoas, não é fácil fazer home office, principalmente, pela falta de disciplina e foco para estar em um ambiente com muitas distrações. É importante entender como você consegue ser mais produtivo, e adaptar sua rotina para esse tipo de trabalho. Confira algumas dicas que podem te ajudar:

Crie um ambiente confortável

Se você é uma pessoa que se distrai facilmente, pode ter mais dificuldade em trabalhar home office. Então, criar um ambiente sem distrações é essencial. Algumas coisas podem causar distrações como televisão ligada, revistas, ambiente altamente movimentado e barulhento. 

Nem todo mundo consegue trabalhar em casa pela internet e, por isso, o home office também pode ser chamado de trabalho remoto pela facilidade de ser realizado em qualquer local. 

Você pode tentar encontrar um coworking, que são espaços colaborativos em que podemos alugar salas, ou dividir mesas, por um valor pago de acordo com a frequência que precisa.

Caso você não tenha muito tempo para organizar sua casa, nós disponibilizamos um cupom da Parafuzo, com 20% de desconto para primeiro usuário. Insira o código ZELAS ao finalizar seu pedido, e aproveite.

Estabeleça uma rotina

Apesar de estar em casa e não precisar obedecer horários, você estará trabalhando. Então, crie uma rotina como se estivesse saindo para um trabalho comum. Veja algumas dicas:

  • Tome banho e vista uma roupa que usaria para trabalhar
  • Estabeleça horários de começo e fim, uma hora específica para almoço, e descanso
  • Se houver outros moradores na casa, você deve avisar que estará trabalhando home office e indisponível por certo tempo, para evitar distrações 

Assim, sua produtividade será muito maior pois sua mente vai compreender que essa é uma tarefa que exige mais esforço.  

Escolha uma boa playlist 

Você costuma ouvir música enquanto trabalha? Apesar de parecer uma resposta simples, muitas pessoas não acreditam que ouvir música durante o trabalho, é algo produtivo. Dizem que desvia a atenção e, com isso, reduz a produtividade. 

De modo geral, elas não estão erradas. Dependendo do tipo de música, pode ser um problema para a sua produtividade. Mas existem alguns tipos que ajudam, e muito, na hora de se concentrar. 

Para ajudar seu home office, preparamos uma playlist especial. Nela, você vai encontrar faixas especiais para relaxar, e aumentar sua produtividade quando for trabalhar em casa pela internet. Não deixe de ouvir, e aproveite para relaxar enquanto trabalha. 

Metodologia ágil aplicada ao home office 

Quando você trabalha em casa, além da dificuldade em conseguir focar e ser produtivo, existe a dificuldade de gerenciar seus projetos, e até prazos. Para simplificar, você pode adotar a metodologia ágil, que é utilizada em grandes empresas, como Apple, Facebook e Paypal, para facilitar o fluxo de atividades a serem entregues.

Em inglês, conhecido como Agile Project Management, a metodologia ágil busca, através de um conjunto de práticas, montar processos que otimizem entregas de qualidade, de acordo com a necessidade da empresa e do cliente. 

A ideia é tornar seu projeto o mais produtivo possível, focar nas entregas, processos e, principalmente, pessoas. Algumas dicas que podem ser consideradas para seu home office ser mais eficaz:

  • Crie uma lista priorizada de tarefas
  • Aceite e abrace mudanças
  • Interaja pessoalmente sempre que puder
  • Ao iniciar algo, tenha clareza sobre sua definição 
  • Conheça sua velocidade

Trabalhar em casa pela internet 5

Como aplicar a metodologia ágil?

Para aplicar o método, você precisa estudar e ler sobre as técnicas. Esse conhecimento é importante para entender que, olhar para o processo, pode te trazer muitos ganhos de produtividade.

Os processos ágeis pedem que você tenha clareza no que quer desenvolver para, então, focar em uma maneira de otimizar sua execução. Ao trabalhar em casa pela internet, as funções que normalmente ficariam distribuídas, ficam concentradas somente em você, por isso, é preciso organização.

Conversamos com Luis Fabiano Figaro, que trabalha com times ágeis há 6 anos, e ganhou o prêmio "Best Talker" no Agile Trends 2015, sobre como o método ágil pode ser um bom parceiro do home office, confere só o que ele falou: 

“Fazer home office traz uma nova camada de complexidade que, muitas vezes, ignoramos. A auto-organização, é crucial para fazer um bom trabalho, e o fato de estar distante de pessoas que poderiam te apoiar nisso, torna ainda mais importante.

O uso de frameworks como Kanban auxiliam não só a visibilidade de tudo que tenho que fazer, como me ajudam a tomar decisões do que é mais importante e, o que acho o mais interessante, me ajudam a ter um mindset que incentive terminar as tarefas antes de começar outras."

Conheça um pouco mais sobre o Kanban

O Kanban pode te auxiliar na execução dos seus projetos e processos. Nessa metodologia, são usados cartões (ou post-its) em um quadro que são divididos entre o que está em backlog -  que precisa ser executado -, em execução, em revisão, e o que já foi feito.

Esse tipo de organização é bastante visual e assim você pode ter clareza do que está sendo feito e o que está atrasado. O Kanban, foca em terminar o que já começou a ser feito e não em iniciar várias outras tarefas.

Como montar um bom home office

As ferramentas digitais são muito importantes no desempenho do home office, porém, não podemos ignorar a importância do conforto durante as horas de trabalho. 

Quando falamos em montar um ambiente agradável, falamos em investir em uma estrutura que não te atrapalhe e faça seu trabalho render mais. Basicamente esses itens são: bons computadores, um bom fone de ouvido, cadeiras e mesas. Separamos alguns para você entender, veja só: 

Fones de ouvido  

Escutar música e fazer videochamadas são atividades comuns no home office, para isso, um fone de ouvido de qualidade faz toda diferença ao trabalhar em casa pela internet.

Um headphone é sempre uma ótima opção, por não vazar sons externos, permitindo que você se concentre no que realmente importa: suas demandas. Se você prefere fones de ouvido, prefira os intra-auriculares, com extremidades de borracha, para tapar acústicas, e não machucar seus ouvidos.   

Mesas de escritório ideais 

Uma mesa adequada pode influenciar, e muito, na qualidade do seu home office. Ao escolher, prefira uma mesa pequena ou média, que caiba facilmente no seu ambiente de trabalho. Gavetas também são muito importantes, elas ajudam a organizar a área para que você não se distraia por outras coisas, ou tenha dificuldade em encontrar algo. 

Cadeiras reclináveis e confortáveis

Para quem fica muitas horas sentado no home office, uma cadeira de qualidade é um artigo indispensável. Sua coluna e postura podem te trazer problemas sérios, como dores nas costas e até problemas mais graves. 

Criamos uma pasta em nosso Pinterest, com dicas de como você pode decorar sua casa ou quarto, e criar o ambiente perfeito para seu home office. Acesse e confira!

Notebooks para home office 

Você não precisa, necessariamente, do computador mais caro e veloz para seu home office ser produtivo. Na verdade, dependendo das suas demandas, vai entender o melhor notebook para seu dia a dia. 

Na verdade, qualquer computador com um processador dual chip e, um mínimo, de 2 giga de memória RAM, é capaz de realizar tarefas simples. Mais que isso, só se você precisar trabalhar em casa pela internet com programas muito pesados.

Ferramentas digitais para um bom trabalho home office

A prática de home office tem sido consequência direta da evolução da internet e todos as plataformas criadas para otimizar a rotina de trabalho.  Atualmente, os empregadores se sentem bem mais seguros para adotar esse novo modelo de trabalho, e quem trabalha remotamente tem muitas alternativas de como gerir seu tempo e seus negócios digitalmente. 

Já sabemos que uma boa conexão de internet é essencial para o sucesso do home office, mas existem muitas outras ferramentas que podem te auxiliar e melhorar a produtividade ao trabalhar em casa pela internet.

Vamos listar alguns dos programas mais famosos e eficientes entre pessoas que realizam home office e podem te ajudar. Confira: 

Organize suas tarefas e aumente a eficiência

Você pode usar algumas ferramentas gratuitas, que ajudam bastante na sua gestão de tempo, como: 

Todas as três são gratuitas e eficientes, o que muda é a maneira que elas evidenciam suas tarefas. Enquanto o Trello e o Kanbanize mostram em um quadro, o Todoist cria uma lista. O Kanbanize, inclusive, faz parte da metodologia ágil Kanban, que já citamos acima. 

Armazene seus arquivos em um lugar seguro 

Guardar um arquivo em um espaço compartilhado e online, é sempre uma ótima escolha. Isso evita que seus arquivos sejam apagados e facilita o acesso, para que você, ou seus colegas, usem eles quando precisarem.  O Google Drive, por exemplo,  armazena os seus arquivos, em uma nuvem com bastante espaço. 

Outra opção é o Dropbox, que é um concorrente direto do Drive e também oferece um espaço em nuvem para você armazenar seus arquivos. As duas ferramentas tem versões gratuitas e, se você precisar de mais espaço, pode comprar e usar a versão paga delas.  

Faça reuniões e comunique-se com outras pessoas

Quando você precisar trabalhar em casa pela internet, manter o ritmo de comunicação com a equipe pode ser um desafio. Para isso, existem várias plataformas que podem te ajudar através de videochamadas gratuitas. 

Separamos as 3 mais populares para você, confira: 

Anote tudo para não esquecer 

É difícil lembrar de tudo que acontece no nosso dia a dia. Essa é uma dificuldade de qualquer pessoa, mesmo para quem tem uma boa memória. Para quem faz home office, é muito importante ter tudo documentado e, para isso, existem duas ferramentas: Google Keep e Evernote.  

Com a ferramenta do Google, você pode criar lembretes e alertas para não esquecer de nada importante, tudo isso de graça. Já o Evernote é um pouco mais complexo,  mas também tem mais funções. Ele habilita fotos e áudios, além de abrir a possibilidade de você gerenciar projetos.

Nômades digitais: uma maneira de diferente de trabalhar fora do escritório 

Quando falamos de trabalhar fora de um escritório, fazer um home office não é a única opção. Nos últimos anos, surgiu uma tendência de mercado, em que muitas pessoas decidiram trabalhar fora de um escritório, enquanto viajam ao redor do mundo: os chamados nômades digitais

Matheus de Souza é referência em nomadismo digital e sempre trabalha em lugares diferentes. pelo mundo todo

Matheus de Souza é uma grande referência no assunto. Inclusive, ele é o autor do livro “Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser”, além de ter sido eleito como uma Top Voice pelo Linkedin dentro da rede. 

‘’Após anos dentro do mercado corporativo, percebi que o modelo tradicional de trabalho não era pra mim. Eu estava desgastado mentalmente e num trabalho que não oferecia os valores que norteiam minha vida: flexibilidade e liberdade’’, disse Matheus, quando perguntado sobre o que o levou a adotar este estilo de vida. 

A maioria dos nomes digitais sente mais liberdade e se torna mais produtivo com seu estilo de vida, por sempre estarem trabalhando em lugares distintos.Quer saber mais sobre o trabalho do Matheus, seus cursos e nômades digitais? Então acesse o site dele e conheça! 

Hábitos saudáveis ao trabalhar em casa pela internet 

Trabalhar home office não significa necessariamente que suas preocupações e estresses sumiram, pelo contrário, por trabalhar sozinho, você precisa estar ainda mais atento aos sinais de atenção da sua saúde. Confira, e fique atento aos possíveis sinais de problemas: 

Saúde mental

Apesar de não ser um termo formalmente reconhecido pela OMS, saúde mental, significa tudo que está ligado a qualidade de vida, de uma maneira emocional. 

Trabalhar home office pode ser bastante cansativo mentalmente, por exigir muito tempo sozinho realizando uma atividade que, na maioria das vezes, depende apenas de você. 

É importante estar sempre atento aos sinais de problemas como ansiedade, estresse crônico, síndrome de burn out, entre outros. Se possível, procure sempre ajuda de um especialista quando sentir necessário. 

Trabalhar em casa pela internet 6

Alimentação

A alimentação é parte fundamental no funcionamento do nosso corpo, também influenciando também no nosso nível de concentração e produtividade. Durante o home office, por diversos motivos, que podem ir desde o acesso fácil à cozinha até a falta tempo, você pode se alimentar mal. 

Uma alimentação com excesso de ultraprocessados, frituras, embutidos e afins, pode ocasionar doenças digestivas, como gastrite, colesterol e pressão alta. Esses alimentos, ainda podem trazer fadiga física e mental, diminuindo o rendimento e, consequentemente, diminuindo a produtividade, atrasando entregas e não cumprindo prazos. 

Manter uma alimentação balanceada, dentro da sua rotina, é essencial para se manter ativo, e render mais durante o home office. Além de aumentar sua produção, também pode evitar possíveis gastos com médicos e remédios, aumentar sua atenção e diminuir a sonolência. 

Cuidados de saúde 

Assim como a alimentação, a saúde também não pode ser colocada em segundo plano para quem quer trabalhar em casa pela internet. É muito comum ignorar primeiros sintomas de gripes, dores no corpo, ou até mesmo doenças mais graves, como gastrites e inflamações, pela falta de tempo em procurar ajuda profissional. 

Porém, é importante conhecer seus limites e saber quando está na hora de parar e  olhar para si. Manter uma alimentação balanceada, e encontrar horários para fazer exercícios, e ir ao médico regularmente, é essencial para ser saudável e ter uma maior produtividade no home office. 

O futuro do trabalho é remoto?

Essa é uma discussão muito polêmica, mas acompanhando a tendência mundial, os profissionais estão cada vez mais multidisciplinares, desenvolvendo novas habilidades, realizando diversos trabalhos ao mesmo tempo, e em diferentes locais do mundo.

Só no Brasil, desde Março de 2015, a prática de home office cresceu 47%, segundo uma pesquisa do Ibope Conecta, em parceria com a Microsoft. É o terceiro país em que mais cresce a prática de trabalhar em casa pela internet, ficando atrás apenas da China e Singapura.

Isso quer dizer que o trabalho presencial nas empresas irá acabar? Não necessariamente. Porém, pensando que o trabalho é algo que ocupa muitas horas dos nossos dias e, é uma parte essencial na nossa vida, é importante pensar em maneiras alternativas e que criem novos modelos confortáveis para funcionários e empregadores. 

As empresas estão cada vez mais se organizando de maneira inteligente para que o aproveitamento entre colaborador e trabalho produzido seja cada vez maior. Assim, a produtividade não é comprometida e os dois lados são beneficiados.