TV ou streaming: qual dos dois é melhor?

Nos últimos anos, os serviços de streaming vem ganhando cada vez mais a preferência do público. Em contrapartida, a TV por assinatura tem seus adeptos diminuindo, mas sempre com crescimento de compradores de canais fechados, como Premiere e Telecine. 

Mas a pergunta é: qual dos dois é melhor? TV streaming? Neste post, você vai saber mais sobre os dois serviços e qual é ideal para sua casa e bolso. Confira!

Streaming

O Streaming se tornou um serviço querido por muitos, seja nas plataformas pagas, como Netflix e Amazon Prime, como nas gratuitas, como o Youtube. 

Por ter um valor menor que a TV por assinatura e alguns conteúdos distintos, muitas pessoas têm trocar ou produto pelo outro, como forma de entretenimento, apesar dos benefícios distintos entre os serviços.

Vantagens do Streaming em relação a TV por assinatura

Para quem está buscando um plano de streaming, existem alguns pontos, que são muito positivos, para se contratar um. Eles devem ser levados em consideração e, caso façam sentido para você, contratar um plano da Netflix ou de qualquer outro produtor de conteúdo. 

É só comprar e aproveitar

Os serviços de streaming não precisam de nenhum tipo de instalação, no máximo do aplicativo do produto nos seus dispositivos. Com isso, você pode já aproveitar os conteúdos no mesmo dia que compra, ao contrário da TV por assinatura, que necessita de um agendamento para que os técnico vão até sua casa e montem todo a aparelhagem necessária. 

Preço

Esse é principal motivo para que os clientes prefiram um serviços de streaming. Quando comparamos o preço de um plano de streaming com um de TV por assinatura, vemos que a primeira opção é muito mais barata. 

Logo, para quem quer economizar e ainda sim ter uma boa alternativa de diversão, os serviços de streaming acabam sendo a melhor opção.

Melhores serviços de streaming

Para quem quer assistir mais séries e filmes online, existem algumas plataformas ideais. Todas tem um preço acessível e contam com bastante conteúdo, na maioria com produções próprias, que chamam a maioria do público que as compra.

Netflix

É o serviço mais famoso e comprado no mundo todo. Além de contar com filmes clássicos, oferece produções autorais, que se popularizaram bastante desde os seus lançamentos, como Stranger Things, Bright e Bird Box. 

A Netflix oferece 30 dias grátis, para que você testar o seu serviço e ver se realmente gosta da plataforma, antes de cobrar por isso. Devido o valor ser baixo, a maioria dos usuários gratuitos tende a se tornar assinante. 

Amazon Prime 

Grande concorrente da Netflix, a Amazon Prime utiliza o mesmo formato de assinatura para oferecer seus conteúdos, além de contar com suas próprios produções. Entre elas, estão American Gods e The Boyz, que fizeram muito sucesso recentemente. 

Além disso, a plataforma tem um custo um pouco menor que o Netflix, o que faz muitas pessoas preferirem testar a Amazon Prime por alguns meses.

 

Youtube

É a maior plataforma de vídeos no mundo. Como tem conteúdos produzido por terceiros, feitos diariamente, engloba diversos tipos de canais, para os mais variados gostos. 

Além disso, o Youtube lançou recentemente sua versão Premium, que conta até com produções autorais da própria plataforma, como a série Cobra Kay, que mostra a continuação de Karatê Kid, famoso filme da década de 90.

TV por assinatura

Desde sempre uma das preferidas das famílias brasileiras, a TV por assinatura conta sempre com uma programação diversificada, que dificilmente é vista em outros plataformas. 

Em geral, a grade distinta é o que mais chama a atenção de seus usuários, com conteúdos que não são encontrados no streaming de vídeos. 

Entre os canais mais buscados, estão o Telecine e o Premiere, que oferecem conteúdos muito procurados, como filmes que acabaram de sair do cinema e futebol, direto na TV do assinante.

Vantagens TV por assinatura

Para quem busca um plano de TV por assinatura, saiba que ele tem sim vantagens interessantes, quando comparado com plataformas de streaming.  

Mais conteúdo ao vivo

Por ter um valor maior que o serviço de streaming, alguns canais de tv por assinatura trazem um conteúdo exclusivo, que não está presente nesses serviços, como o Brasileirão de futebol e outros campeonatos de destaque em tempo real.

Opções mais atualizadas

Por ter um preço maior, a maioria dos conteúdos da TV por assinatura é mais recente do que está no streaming, como por exemplo, os filmes. Depois que eles saem do cinema, chegam primeiro na TV por assinatura, para só depois estarem disponíveis nas plataformas como Netflix e Amazon. 

Melhores operadoras de TV por assinatura 

Ao todo, o Brasil tem 4 grandes operadoras de TV por assinatura: Oi, Vivo, Claro/NET e SKY. Cada uma oferece um serviço diferente da outra e vamos falar um pouco mais sobre elas.

Vivo 

A Vivo herdou muito pontos do serviço da TVA, o antiga marca de TV por assinatura da Telefônica, gestora da Vivo.

A grande vantagem em relação às outras operadoras é o seu cabeamento de fibra óptica, que impacta diretamente na qualidade do produto. Essa tecnologia permite que o sinal seja mais estável, o que garante 

Claro NET 

A Claro, que incorporou a NET dentro dos seus portfólio de serviços, oferece tanto TV via satélite como cabeada. 

Entretanto, o foco da operadora é o serviço de TV via satélite, que é ideal para quem mora em áreas onde o cabeamento não é de qualidade.

Oi  

A Oi é uma operadora que atua muito fortemente em alguns estados, como o Rio de Janeiro. Por se concentrar nesse tipo de área,  consegue oferecer nessas regiões um serviço melhor que as outras. 

Seu serviço de TV é baseado no cabeamento de fibra óptica ou análogico, dependendo da sua localização. Logo, se você está em uma região atendida pela operadora, sempre vale considerá-la entre as opções. 

SKY 

A SKY tem como grande foco seu produto de TV via satélite. Para quem mora em áreas onde o cabeamento não é de qualidade, a SKY é uma opção viável. 

Entretanto, esse tipo de serviço tem problemas para manter a estabilidade, principalmente em áreas irregulares e dias chuvosos, onde o sinal é bastante prejudicado. 

TV streaming: como ter os dois e economizar?

Vendo o avanço dos serviços de streaming, as operadoras de TV por assinatura formaram parcerias para oferecer ambos em um mesmo pacote. 

Exemplo disso é a parceira que a NET tem com a Netflix. No pacote Top 4K Premium, você pode adquirir o melhor plano de TV por assinatura, além do serviço de streaming. 

Apesar dos valores não mudarem, o maior benefício está na hora de pagar as contas, já que os custos de ambas as plataformas vem na mesma fatura.