Como saber meu PIN e PUK

Confira o nossa guia completo

A maioria das pessoas não sabem, mas o cartão onde vem o seu chip para destacar contém informações importantes. Nele você recebe as senhas PIN e PUK, e elas têm grande utilidade para seu cartão SIM.

Neste artigo você entenderá

  • o que é PIN e PUK
  • Para que servem
  • Como descobrir o PIN do celular de cada operadora
  • Como ativar seu PIN
  • Bloquear e desbloquear.

Você também vai descobrir variações PIN 1 e PIN 2 e a utilidade do código PUK. Confira!

O que é e para que serve o PIN?

PIN significa Personal Identification Number, ou Número de Identificação Pessoal, e contém 4 dígitos.

O PIN é o código de bloqueio e desbloqueio do seu chip e serve para aumentar a segurança dos seus dados. Com ele é possível bloquear as funcionalidades do seu SIM card, caso queira que alguém não tenha acesso ao seus dados, e é usado principalmente em caso de perda ou roubo. Isso torna o seu chip único e apenas seu!

Você receberá o PIN desbloqueado, mas poderá ativá-lo. Ao fazer a ativação da função de bloqueio, sempre que você reiniciar o aparelho ou colocar o SIM card em outro celular, passará a ser solicitado o PIN para que você consiga usar o chip e as informações contidas nele.

Com ele, é possível bloquear funcionalidades como: chamadas telefônicas, envio de SMS, conectar à internet, acesso a agenda de contatos salvos no chip e outros benefícios que o seu plano de dados possui.

Você deve estar pensando “como descobrir o pin do celular”? Continue lendo este post para conhecer todas as alternativas para saber o pin do seu celular!

Como descobrir meu PIN?

Os códigos PIN e PUK vêm escritos no verso do cartão de destacar o chip, que você recebe ao comprá-lo. Basta guardar essa embalagem para consultar sem precisar saber o PIN do celular.

Sabemos que é um item muito pequeno e dificilmente nos lembramos onde guardamos o cartão ou simplesmente perdemos, por isso vamos te ajudar com alternativas para você descobrir o PIN do celular!

Lembrando que você nunca deve tentar adivinhar o seu PIN, pois ao digitá-lo incorretamente 3 vezes incorretamente irá bloquear o seu cartão SIM, e se você não soube o PUK (falaremos sobre ele), terá que comprar um novo chip.

Qual o PIN padrão da minha operadora?

Em alguns casos, você pode utilizar o PIN padrão da sua operadora. Descubra o PIN padrão de cada operadora na lista abaixo:

  • PIN da Vivo: 8486
  • PIN da TIM: 1010
  • PIN da Claro: 3636
  • PIN da Oi: 8888

    Caso não tenha funcionado, você terá que solicitar o PIN e PUK para a sua operadora. Esse procedimento deve ser feito pelo titular da linha e o seu chip precisa estar ativo. Veja como solicitar o PIN para sua operadora abaixo!

Como solicitar o PUK e PIN da Vivo?

Para descobrir o PIN da Vivo ou PUK da Vivo, ligue na Central de Atendimento da operadora do seu celular pelo *8486 ou de qualquer telefone para 1058.

Você também pode logar com seu dados pelo site Meu Vivo e entrar em contato pelo chat para solicitar seu PUK e PIN da Vivo para um atendente.

Como solicitar o PUK e PIN da TIM?

Ligue na Central de Atendimento para descobrir o seu PIN da TIM ou PUK da TIM do seu celular pelo *144 ou de qualquer telefone para 1056.

Como solicitar o PUK e PIN da Claro?

Para saber o PIN da Claro ou PUK da Claro, ligue na Central de Atendimento usando seu chip ou de qualquer telefone pelo número 1052.

Como solicitar o PUK e PIN da Oi?

Para solicitar o seu PIN da Oi ou PUK da Oi, ligue na Central de Atendimento usando seu chip pelo número *144 ou de qualquer telefone para o número 1057.

Como ativar e desativar o PIN?

Agora que já sabemos como descobrir o PIN do celular, precisamos entender como ativá-lo para que você consiga usar sua função de bloqueio! Você só conseguirá ativar essa opção se o chip estiver em seu celular. Esse é um procedimento bem simples, siga o passo a passo:

  1. Clique nas “Configurações” ou “Ajustes” do seu dispositivo;
  2. Procure por “Segurança” no Android ou “Celular” no iOS;
  3. Vá em “Configurar bloqueio do SIM”, “Definir bloqueio do SIM” ou “PIN do SIM”;
  4. Ative a função “Bloquear cartão SIM” ou “PIN do SIM”;
  5. Insira o seu código PIN.

Como alterar o PIN

Nas configurações de segurança do seu celular, em vez de ativar o PIN, você poderá alterar o número PIN e salvar a sua nova senha personalizada. Pesquise pela opção “Alterar PIN do SIM”. Você precisa saber a senha atual para fazer a mudança.

A TIM e a Vivo permitem um segundo método para fazer a alteração do PIN. Siga o passo a passo:

Como alterar o PIN da TIM

Para alterar o PIN da TIM, faça uma ligação digitando o código abaixo, substituindo o texto e os espaços por números:

**04*PIN ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN NOVAMENTE#

Exemplo: **04*1020*1234*1234#

Como alterar o PIN da Vivo

Para alterar o PIN da Vivo, faça uma ligação digitando o código abaixo, substituindo o texto e os espaços por números:

**042*PIN ATUAL NOVO PIN NOVO PIN NOVAMENTE#

Exemplo: **042*102012341234#

PIN 1 e PIN 2

Existem variações do número PIN, chamados PIN 1 e PIN 2. Os dois número vêm descritos na cartela junto com o chip.

O PIN 1 é a senha principal, que abordamos até aqui neste texto. Com ele é possível fazer o bloqueio do chip. Já o PIN 2 é usado para restringir o acesso a serviços especiais.

O que é e quando usar o PUK?

Agora que entendemos o que é o PIN, como saber o PIN do celular, como descobrir o PIN de cada operadora, qual é o PIN padrão das operadora e como alterar o PIN, está na hora de entender o que é e para que serve o PUK!

O código PUK vem junto com o PIN ao comprar o seu chip. PUK significa PIN Unlock Key, ou seja, Chave de Desbloqueio do PIN, e tem 8 dígitos. Caso você digite o número do PIN errado e ele fique bloqueado, o PUK será usado como uma segunda chance de liberar o seu chip.

O PUK é o código usado para desbloquear o seu PIN, caso você digite o PIN errado muitas vezes. E assim como o PUK 1 serve para desbloquear o PIN 1, o PUK 2 vai desbloquear o PIN 2.

Atenção ao digitar o PUK, caso erre 10 vezes seu chip será bloqueado permanentemente e você terá que comprar um chip novo, porém o número poderá ser mantido.