Internet via satélite é boa? Conheça mais sobre essa tecnologia

Internet via satélite 2

Saiba tudo sobre a conexão que não utiliza cabos, e entenda se a internet via satélite é boa para você. 

Neste artigo, você vai entender os detalhes sobre a internet via satélite, tudo sobre essa tecnologia e, principalmente, como ela pode ser boa para a sua casa. Continue lendo!

O que é a internet via satélite?

A internet via satélite é um tipo de conexão que não utiliza cabos e não depende de estruturas físicas como a fibra óptica, por exemplo. Sua transmissão é feita através com um satélite, de maneira bidirecional, recebendo e enviando dados. 

Essa tecnologia nasceu da necessidade de atender às demandas dos usuários de internet ao redor do mundo, que vivem em áreas mais afastadas, onde a banda larga e o cabeamento ainda não chegaram. Por não precisar de fios e uma grande estrutura terrestre, a internet via satélite é boa, e considerada ideal para quem mora afastado de grandes cidades, em áreas rurais ou litorâneas. 

Existem empresas especializadas em internet via satélite como HughesNet, Top Services Telecomunicações e NetLight, mas algumas operadoras de telefonia também oferecem esse serviço como a Claro, Oi e Vivo. 

Como a internet via satélite funciona? 

Para a conexão existir, a operadora envia o sinal para o satélite que está fixo na órbita da terra e, então, o satélite recebe informações da operadora e repassa as informações novamente ao servidor.

Porém, a internet via satélite, pode sofrer interferências de poluição, chuva e outros fenômenos climáticos, que podem comprometer a qualidade do sinal. Além disso, ela funciona por franquia de dados, ou seja, você tem um limite para usar e ao ultrapassá-lo, a velocidade é reduzida ou cortada. 

O que é preciso para ter a internet via satélite?  

Para ter acesso à internet via satélite, é simples. Primeiro, você precisa contratar uma operadora que ofereça esse tipo de serviço. Após a contratação, você vai precisar de dois modems e uma mini antena parabólica, que lembra a de TV por assinatura, e é possível conseguir com a operadora contratada.

Você também pode criar redes domésticas dentro da sua casa, repetida através de sinal de rádio, para que várias pessoas possam usar a mesma internet em diferentes cômodos. Algumas empresas oferecem o modem gratuitamente para os clientes. 

Vantagens da internet via satélite

  • Não precisa de cabos: é uma conexão simples, com a informação sendo transmitida via antena instalada na sua casa e o satélite que fica fixo na órbita da terra
  • Ideal para quem mora em cidades rurais ou afastadas dos grandes centros: por não depender de uma estrutura cabeada, que ainda não alcança todo o país, a internet via satélite é boa opção, por poder ser utilizada de qualquer lugar
  • Boa velocidade: com uma transmissão bidirecional, ou seja, enviando e recebendo dados, a internet via satélite é boa para uso doméstico, download e upload, acessar redes sociais, ver filmes e séries

Desvantagens da internet via satélite

  • Mais caro que as opções mais populares: o valor pode chegar a ser mais caro que as opções convencionais
  • A conexão oscila de acordo com a condição do tempo: por ter informações enviadas da antena para o satélite, interferências como fortes chuvas podem comprometer o sinal
  • Depende da franquia de dados: a conexão via satélite funciona da mesma maneira que um plano de celular pré-pago, ao acabar os dados contratados no pacote, a internet terá a velocidade reduzida  

Afinal, a internet via satélite é boa e vale a pena?

A conexão via satélite é boa para quem mora em locais afastados dos grandes centros, como pequenas cidades e áreas rurais, onde a estrutura de cabos e fibra óptica ainda não chegou. 

Mas não é considerada a mais adequada para quem precisa de uma internet sem interferências. Isso porque, por depender de um satélite, o sinal fica comprometido por fenômenos como chuvas e poluição, por exemplo. 

Além disso, é uma tecnologia cara, com preços mais altos que planos de internet comum. É uma boa opção para quem mora em áreas afastadas de grandes cidades e quer se manter conectado. 

Para ajudar em sua escolha, aqui na Zelas Conecta, você confere e analisa todos os planos para entender qual é o ideal para sua casa. Acesse nossa página de Internet, e escolha o seu.