A internet via rádio é boa? Confira tudo sobre ela aqui

Internet via rádio 2

Existem diferentes modelos para conectar sua casa à internet. O mais conhecido é a internet fibra óptica, que é muito popular entre os clientes, principalmente entre aqueles que vivem em cidades.

Porém, nem toda região tem um cabeamento de qualidade, o que faz com que precise de tecnologias diferentes para se conectar, como por exemplo, a internet via rádio.

Mas a internet via rádio é boa? Neste artigo, você vai saber tudo sobre a tecnologia, desde os seus benefícios, até quando é melhor comprá-la.

O que é a internet via rádio?

É uma conexão banda larga sem fio, que utiliza antenas, repetidores e ondas eletromagnéticas para distribuir o sinal da internet.  

Você contrata o serviço e um equipamento especial para receber o sinal, como um modem Wi-Fi, mas próprio para a tecnologia. A antena, que transmite via ondas de rádio, se conecta a um repetidor de sinal, e ele, ao seu dispositivo, que recebe a conexão. 

Quais as vantagens da internet via rádio? 

Apesar de ser pouco conhecida, a internet via rádio é boa, e tem benefícios interessantes para o consumidor. Conheça quais são eles:

Internet ilimitada 

Os planos de internet via rádio não têm franquia de dados. Você pode navegar o quanto quiser, assistir filmes e jogar online à vontade, sem se preocupar.  

Não existe a necessidade de contratar pacotes adicionais, o que também impacta no custo da internet. O valor da sua conta nunca vai mudar. 

Não precisa de cabeamento

Como a conexão é feita via ondas de rádio, essa tecnologia não precisa de fios ou cabos para transmitir seus serviços. Tudo que você precisa, é conectar seu equipamento receptivo, semelhante ao modem Wi-Fi, para começar a navegar.

Alcance amplo

A internet via rádio, por usar apenas  ondas para transmitir a conexão, tem um alcance maior.

Quais as desvantagens da internet via rádio? 

Existem também alguns problemas, que você deve levar em conta, quando for comprar sua internet via rádio. Confira:  

Falta de operadoras grandes atuando com o serviço 

Quando você procura um serviço de internet via rádio, vai ver que nenhuma das grandes operadoras, como Vivo e Oi, não atuam com o segmento. É necessário fechar com empresas regionais para ter a internet, o que pode vir a ser um problema. 

Como são pequenas, é difícil atestar a qualidade da empresa e do serviço oferecido. Como o sinal de rádio é muito prejudicado por interferências, a qualidade tende a não ser das melhores. 

Existem boas empresas no ramo, mas é difícil identificá-las, pelo baixo números de clientes. 

Interferências no sinal 

Diferente da fibra óptica, que não sofre com interferências, a internet via rádio tem seu sinal comprometido por obstáculos em seu trajeto. Montanhas, prédios e terrenos irregulares, podem prejudicar a qualidade do sinal. Quanto menos obstruções tiver no caminho, melhor vai ser o seu sinal. 

Quais operadoras oferecem internet via rádio?

É bom saber desde já, que, nenhuma das grandes operadoras, oferece a internet via rádio. Apenas empresas pequenas ou regionais trabalham com essa tecnologia. Isso acontece pelo custo benefício que as operadoras têm com o produto.

Ainda assim, existem casos em que os usuários querem, especialmente, uma internet via rádio, mas são difíceis de atestar sua qualidade, por não serem tão massificados, como os oferecidos pelas grandes operadoras. 

Por que escolher a internet via rádio? 

A internet via rádio é boa e uma opção válida, apenas para quem mora em uma região isolada, e que não pode receber um cabeamento de qualidade. 

Mas, para quem vive essa situação, a melhor saída é comprar um plano de internet via satélite. A Claro, é líder nesse mercado e oferece opções interessantes. 

Os valores que as operadoras regionais cobram é, geralmente, bem menor que as grandes, mas os problemas que elas podem vir a te causar são muito maiores, acredite.

A internet via rádio é boa escolha para minha casa?

Parece óbvio, mas você precisa escolher a que tiver o melhor sinal na sua região. Como cada operadora via rádio costuma ter a sua antena, algumas têm um posicionamento melhor, dependendo de onde está sua casa. 

Mas vale relembrar: a internet via rádio é boa, se você está em uma área isolada. Caso contrário, escolher uma internet de fibra óptica é sempre a melhor opção, por não sofrer interferências eletromagnéticas.  

Mesmo se você estiver em uma área onde o cabeamento não chega, opte pela internet via satélite. Ela possui um alcance melhor e sofre menos interferências do que a via rádio.

Aqui, na Zelas Conecta, você consegue comparar todos os planos disponíveis no mercado, que são via satélite ou de fibra óptica. É rápido e fácil entender qual é o melhor para sua casa. Acesse e descubra!