Internet fibra ótica é boa? Entenda tudo sobre essa tecnologia 

Internet fibra óptica 2

A internet fibra ótica é boa, e hoje, é uma das conexões mais procuradas e vendidas, mas também é mais complexa do que parece. São diversos pontos, que podem influenciar na qualidade e na transmissão de dados.

Neste artigo, você vai entender tudo sobre a internet fibra óptica, desde o que é essa tecnologia, até como ela pode ser útil para a sua casa. Confira!

O que é internet fibra óptica? 

É uma conexão banda larga, que sofre interferências, e tem isso como principal benefício para gerar uma banda larga de qualidade. 

Entre as tecnologias de internet cabeada, que as operadoras oferecem, essa é a tecnologia que mais utilizam. A tecnologia da internet fibra ótica é boa, principalmente, para quem mora em grandes cidades e tem acesso fácil ao suporte da operadora.

Quais as vantagens da internet fibra óptica?

A internet fibra óptica se destaca mais do que as outras, em dois pontos específicos, e ambos são muito importantes para a qualidade da sua conexão. Veja quais são eles:

Conexão mais estável do mercado

Não sofrer interferências eletromagnéticas é, com certeza, o maior benefício da internet fibra óptica. Assim, ela garante estabilidade para que você possa navegar sem preocupações. 

Esse é um benefício que outras conexões não podem te oferecer, não com a mesma exatidão. A via satélite, por exemplo, que também é muito usada pelas operadoras, tem dificuldade em se manter estável, principalmente nos dias chuvosos.  

Latência 

Quando falamos de latência, é sobre o tempo que os dados são transmitidos entre dois pontos de uma mesma conexão. Um exemplo, é o tempo que leva para baixar ou subir um arquivo na internet. 

Então, quanto menor é a latência, melhor é a sua internet e, nesse ponto, a internet fibra ótica é boa, e melhor que qualquer outra no mercado.  Ela quase não gera atrasos e, caso apareçam, também vamos te dar algumas dicas para corrigir esses problemas. 

Quais as desvantagens da internet fibra óptica?  

Mesmo sendo uma das melhores tecnologias para conexão, a fibra óptica, também tem seu lado negativo. Selecionamos os pontos que podem ser negativos nesta conexão:

Disponibilidade de instalação

Por ser uma conexão cabeada, a fibra óptica, tem um alcance de instalação menor que a sua principal concorrente, a internet via satélite.

Vale citar que isso não impacta na qualidade do sinal, mas sim, no alcance da tecnologia e nos domicílios em que ela tem disponibilidade para ser instalada. 

Essa acaba sendo a grande vantagem da internet via satélite, que tem um alcance de instalação e cobertura maior. Porém, a qualidade do sinal não costuma ser a mesma que a da fibra óptica, principalmente nos dias chuvosos.  

Fragilidade do material 

A fibra óptica é maleável e fina, o que a torna um material bem frágil e fácil de estragar. 

Mas você não precisa se preocupar. Isso não costuma ser decisivo na hora de comprar a internet fibra óptica. Só recomendamos que não manuseie os cabos, principalmente, se não estiverem encapados. E sempre que precisar, chame um técnico.

Como é a internet fibra óptica das operadoras? 

Cada operadora oferece um serviço distinto de internet fibra óptica, seja no produto em si, como na instalação e no suporte. Esses três fatores são muito importantes, ainda mais na hora de escolher a sua conexão cabeada. Veja abaixo uma breve avaliação de cada operadora: 

Fibra ótica TIM

A TIM tem a internet banda larga como um de seus principais produtos. Por ter centralizado seus serviços por um bom tempo em algumas cidades, a empresa tem uma qualidade e suporte um pouco melhor em São Paulo, comparada à outras regiões. 

Porém, a banda larga da TIM, está entre as mais caras. Se você realmente quer ter o TIM Live, pode ser uma boa escolha, mas saiba que vai pagar um valor maior por isso e, talvez, teria o mesmo serviço em outras operadoras. 

Claro fibra ótica  

Entre as grandes operadoras, a Claro, é um das únicas que não trabalha com internet fibra óptica.  A banda larga é entregue via satélite, que tem um alcance poderoso. 

Se quiser saber mais sobre esse serviço, acesse a página da Claro Internet, aqui, na Zelas Conecta, e você saberá tudo que precisa sobre o serviço da operadora. 

SKY internet fibra óptica 

Assim como a Claro, a SKY também não tem internet via fibra óptica, mas oferece o serviço via 4G. Você precisa ter um modem Wi-Fi para se conectar, que a própria SKY oferece. 

Se procura uma tecnologia via 4G, a SKY é uma opção para se considerar, mas para banda larga, infelizmente, não é algo possível. 

Oi fibra ótica 

Em 2019, a Oi, recebeu da Netflix, o prêmio da banda larga mais rápida do Brasil. Neste ano, ela também decidiu expandir seu serviço e atingir mais casas. Porém, isso tem relação com o principal problema da Oi fibra óptica: não está disponível em todo país, mesmo em capitais. 

Então, de modo geral, a Oi internet fibra ótica é boa e tem um serviço de qualidade, na média ou até um pouco acima de seus concorrentes, mas sua atuação restrita faz com que mais pessoas, em estados diferentes, não possam dar uma opinião, em nível nacional, sobre a qualidade da internet. Se você mora em uma região que a Oi oferece banda larga, vale considerar a  contratação.

Fibra ótica Vivo

É uma das líderes em cobertura 3G e 4G no Brasil. Tem alguns planos com ótimo custo benefício, seja no valor ou na velocidade inclusa.  

Em geral, os planos intermediários e grandes costumam atender as necessidades de quem contrata. Mas como toda operadora, o sinal é mais forte em algumas regiões. Para saber se a sua região tem um sinal de qualidade, vale consultar o site da Vivo e consultar. 

Fibra óptica da NET

NET Virtua, é o serviço de fibra óptica da NET.  Tem uma boa velocidade, se comparada aos outros planos, e costuma ter boa performance nos testes, ficando, em média, na 3ª posição. 

Em contrapartida, o preço está entre os mais elevados do mercado, e também aparece nas reclamações dos clientes, principalmente em relação ao suporte. 

Como melhorar a eficiência da minha internet fibra óptica?

Ter uma boa conexão de fibra óptica é essencial para navegar sem preocupações, mas não para garantir a qualidade sempre. Existem algumas ações simples, que contribuem bastante para melhorar o sinal da sua internet fibra óptica. Confira quais são: 

  • Wi-Fi no centro da casa: posicione o seu modem em uma região central da casa, mas longe de aparelhos como geladeira e micro-ondas. Isso ajuda a otimizar o campo de cobertura da conexão
  • Posicione as antenas de forma correta: se o seu Wi-Fi tiver duas antenas, uma em cada ponta, coloque uma na vertical e outra na horizontal, para ampliar o campo de cobertura e efetividade do seu aparelho
  • Limpar o histórico dos dispositivos: o cache que o seu notebook ou celular acumula, pode prejudicar no carregamento de novas páginas e aplicativos. Vá no histórico e esvazie tudo

Qual a melhor internet fibra ótica é boa para minha casa? 

Depende das suas necessidades e o que você deseja para sua casa. A internet fibra ótica é boa, e a melhor tecnologia para conexão que temos hoje no Brasil. Sua estabilidade e latência são os melhores pontos.

Todas as operadoras citadas, exceto SKY e Claro, oferecem a banda larga via fibra óptica. Então, existe um leque muito bom para você analisar e escolher um serviço de qualidade. 

Em geral, a Oi e a Vivo, tem ofertas boas e uma aceitação um pouco maior no mercado, mas a NET e a TIM também têm seus seguidores fiéis, principalmente, na cidade de São Paulo, onde essas duas marcas são bem fortes.

Para facilitar sua escolha, aqui mesmo, na Zelas Conecta, você consegue analisar todos os planos e entender qual o melhor para sua casa. Conheça os planos disponíveis, na nossa página de Internet!