Como cadastrar meu chip da TIM?

Confira o passo a passo!

Comprou um celular novo ou trocou número, mas ainda tem dúvida de como cadastrar o chip da TIM? Acompanhe este post para ter todas as informações!

Agora que você adquiriu seu TIM chip, é hora de começar a utilizar. Primeiro é necessário ativá-lo e cadastrá-lo, caso ainda não tenha feito direto em uma loja física. Essa tarefa é bem simples.

Além disso, vamos apresentar a você os principais tipos de chip TIM pré-pago. Você também vai aprender como fazer a portabilidade TIM e como cancelar o seu TIM chip, se for necessário.

Siga os passos abaixo, e se caso ainda tenha dúvidas ou não consiga completar os procedimentos de ativação e cadastro, leia até o final para ter todas as soluções. Vamos lá?

Como ativar o chip da TIM?

Se você não recebeu o número TIM no momento da compra, não se preocupe, você receberá por SMS com seu número TIM assim que ativar o chip no aparelho celular.

Com o aparelho desligado, insira o seu chip da TIM. Em seguida, ligue o celular e aguarde alguns segundos.

Digite o número de DDD da cidade que você usará seu celular TIM, se for solicitado.

Você receberá um SMS com o seu novo número TIM.

Reinicie o seu celular novamente para cadastrar chip.

Quais são os métodos para cadastrar o chip da TIM?

Como cadastrar chip da TIM pelo celular

Ligue para *144# e aguarde as instruções na tela para seguir o procedimento da operadora. Aceite os Termos de contrato para se tornar cliente TIM.

Siga os passos que aparecer na tela e cadastre o seu número de CPF e sua data de nascimento.

Aparecerá na tela uma oferta TIM para seu número pré-pago, você terá as opções de aceitar ou recusar. Se preferir, você também pode pesquisar os planos TIM e deixar contratar futuramente o plano que desejar para seu número TIM.

Como cadastrar chip da TIM pelo telefone

Ligue para a Central de Atendimento TIM pelo telefone *144 utilizando o celular TIM que será cadastrado. Com o chip e o CPF em mãos, e siga as instruções da URA para falar com um atendente. Basta dizer que quer cadastrar chip da TIM.

Como cadastrar chip da TIM de um telefone fixo ou de outro celular

Ligue para o 1056 de um telefone fixo ou de outro celular, com seu número TIM, o chip e o CPF em mãos, e siga as instruções da URA para falar com um atendente. É só dizer que quer cadastrar chip da TIM.

Como cadastrar chip da TIM pela internet do celular

Este procedimento será feito sem cobranças pela rede da TIM. Caso o seu aparelho esteja conectado ao Wi-Fi, desconecte-o da rede.

Acesse pelo navegador do celular o portal Meu TIM e preencha as informações solicitadas.

Você poderá aproveitar para fazer uma recarga (opcional).

Lembrando que não é possível cadastrar o chip da TIM pela internet de outra forma.

Como cadastrar chip da TIM presencialmente em uma loja física

Vá até uma loja TIM mais próxima com o documento de identidade, chip da TIM e aparelho celular. Peça para um funcionário ativar seu chip da TIM e cadastrar seus dados.

Dicas Importantes

O cartão, onde o seu chip TIM vem para destacar, contém as senhas PIN e PUK do SIM Card, por isso é importante guardar este cartão em caso de perda ou roubo do seu chip TIM, ou caso seja solicitado pelo atendimento durante o cadastro.

Outra informação importante é o tamanho do seu chip TIM, ele pode ser destacado para que seja usado como Micro ou Nano, sendo o último é o menor tamanho atualmente. Você pode consultar qual o tamanho correto conforme o modelo do seu celular pela internet ou no manual dele.

Se o seu celular é Dual Chip e você não conseguiu ativar seu chip TIM de primeira, desligue-o, retire o segundo chip para não haver interferência e deixe apenas o chip que deseja cadastrar. Agora você pode reiniciar o aparelho e tentar novamente.

O cadastro tem que ser feito pelo dono da linha. Menores de 18 anos não conseguem fazer o cadastro. Por isso, os dados cadastrados deverão ser do responsável, caso seja menor de idade que vai utilizar o aparelho celular com o número TIM.

Se durante a ativação não aparecer a opção de digitar o DDD, no seu celular TIM, vá em “Configurações > Configurações de redes > Mais > Redes celulares > Operadoras de rede”, selecione a opção “Escolher Automaticamente” e reinicie o aparelho. Este é o caminho mais comum, mas o passo a passo pode variar conforme o modelo do seu telefone.

Problemas técnicos

Confira se você encaixou corretamente seu chip TIM na entrada para SIM Card do aparelho. Limpe-o com um pano e teste em outro celular para conferir se há sinal. Reinicie o celular fazer os procedimentos novamente.

Se após seguir todas essas orientações você ainda não conseguir cadastrar chip da TIM, é possível que ele esteja com um erro de leitura e você precisará trocar o seu TIM chip. O problema também pode estar no celular, entre em contato com a fabricante para ter suporte.

Chip da TIM pré-pago

Chip TIM 4G

Lançada em 2013 no Brasil, a rede 4G (LTE) tem velocidade muito acima do 3G, entre 100 Mbps e 1 Gbps, e é operada na freqüência 2,5 GHz.

Para ter acesso ao 4G da TIM, é necessário fazer a troca do chip TIM 3G para o chip TIM 4G em uma loja, e ter um aparelho celular compatível com a tecnologia.

Não é necessário trocar de plano, desde que o chip e o celular sejam compatíveis e estejam em um local de cobertura no Brasil, o seu chip TIM navegará automaticamente na rede 4G. Caso não haja cobertura 4G no local, o seu TIM chip vai operar em 2G ou 3G normalmente, conforme o sinal.

Chip TIM beta

O TIM beta é um plano exclusivo da TIM, feito para o público jovem e sempre conectado. Quem é TIM beta tem benefícios para falar, mandar SMS e usar a internet, e tem a vantagem de experimentar em primeira mão tudo o que é lançado pela empresa antes do público geral. Além disso, conta com a flexibilidade de escolher o plano diário, semanal e mensal, e tem acesso a outros benefícios disponíveis no plano controle 4G, como o aplicativo Deezer, um streaming de música concorrente do Spotify.

O plano BETA lab oferece 20GB por apenas R$55/mês. Para se tornar TIM beta, é necessário ter recebido um convite de um amigo BETA lab, via Whatsapp, e se cadastrado no site. O chip TIM 4G é migrado automaticamente em até 10 dias após se tornar beta. O plano é descontado automaticamente dos créditos. Veja detalhes acessando esse site.

Como cancelar um chip da TIM

Para cancelar a sua linha da TIM, você tem algumas alternativas:

Pelo telefone, basta ligar para *144 do próprio chip TIM ou ligar para 1056 de outro aparelho e escolha as opções na URA;

No portal Meu TIM, por meio do do Formulário Digital (opções "Solicitação" e "Cancelamento da linha"), ou no Chat online;

Por SMS, envie para 4199 a palavra “cancelamento”, junto com o número do seu CPF e o código do cliente;

Ir a uma loja da TIM com seu documentos em mãos. O prazo de cancelamento é de 2 dias úteis, conforme a operadora informa em seu site. Caso seu plano seja TIM Controle, pós-pago ou tenha contratado outro serviço, fique atento a possíveis multas contratuais ou cobranças remanescentes no mês seguinte.

Subir