Cancelar Plano TIM

Veja o passo-a-passo de como cancelar plano da TIM

Cancelar planos ou mudar de operadora pode ser um processo confuso se você não souber por onde começar. Aqui, você encontra,,em detalhes, o melhor caminho para cancelar o seu plano TIM

Você pode cancelar o seu plano atual, migrar para um que atenda melhor às suas necessidades ou ainda efetuar o cancelamento TIM e mudar de operadora.

Como cancelar plano/promoção da TIM

Se você deseja parar de receber alertas publicitários da TIM basta enviar um SMS para o número 4112 com a palavra "SAIR"

Mas se você busca cancelar um plano TIM ou outras promoções, você pode realizar tudo por telefone e falar diretamente com um dos atendentes.

  • 103 41 – Central TIM

*144 – TIM atendimento para clientes dos planos Pré, Controle e Pós

Como cancelar TIM Pré top

Para cancelar TIM Pré top, é só entrar em contato com a operadora através de um dos números:

  • *144 – Do seu aparelho móvel da TIM
  • 1056 – De qualquer telefone (móvel ou fixo)
  • 0800 741 2580 – Atendimento ao deficiente auditivo
  • 103 41 – Central de relacionamentos

Como cancelar TIM Controle

Para cancelar TIM Controle é só entrar em contato com a operadora através de um dos números:

  • *144 – Do seu aparelho móvel da TIM
  • 1056 – De qualquer telefone (móvel ou fixo)
  • 0800 741 2580 – Atendimento ao deficiente auditivo
  • 103 41 – Central de relacionamentos

Como cancelar plano da TIM Pós pago

Para o cancelamento do TIM Pós pago ligue para a TIM através dos seguintes números:

  • *144 – Do seu aparelho móvel da TIM
  • 1056 – De qualquer telefone (móvel ou fixo)
  • 0800 741 2580 – Atendimento ao deficiente auditivo
  • 103 41 – Central de relacionamentos

Cancelar plano TIM por internet

É possível cancelar o plano TIM pelo próprio site da operadora. Para isso, acessea área Meu TIM e faça o login. Em seguida, preencha o formulário e escolha a opção "Solicitação e cancelamento de linha". Agora é só finalizar o processo, seguindo as orientações da página. Anote o seu número de protocolo e, se possível, salve a página de confirmação com um print screen.

Cancelar plano TIM por SMS

Para cancelar seu plano TIM da forma mais prática, você pode realizar a operação por mensagem de texto. Basta enviar uma mensagem para o número 4199, com a palavra "Cancelamento", além de suas informações de CPF e código do cliente da sua conta de telefone. Você vai receber, em alguns minutos, uma mensagem de confirmação da solicitação, juntamente com o número de protocolo. Guarde essa mensagem até o seu plano/linha ser cancelado.

Cancelar plano TIM por telefone

Essa é a alternativa mais buscada para cancelamentos TIM, em que o cliente pode entrar em contato com um dos atendentes, através do número *144 do seu telefone TIM ou 1056 de qualquer linha fixa ou móvel. Tenha em mãos algumas informações que serão solicitadas por motivos de segurança, como nome completo, RG, CPF, endereço e número de contrato do titular da conta.

No atendimento eletrônico, selecione a opção 9, de "Cancelamento". Em seguida, você será encaminhado para falar com um dos atendentes, que irá propor alternativas para o seu problema, como outros planos ou promoções.

É necessário ter paciência e aconselha-se ouvir as propostas do atendente, pois ele pode oferecer ótimos valores, beneficiando principalmente o cliente que deseja efetuar o cancelamento TIM, devido à problemas financeiros. Vale lembrar que o atendente precisa passar todas as opções ao cliente, a fim de encontrar uma alternativa satisfatória para as partes. 

Agora é só confirmar a solicitação de suspensão do plano com o atendente. Não deixe de anotar o número de protocolo de cancelamento, informado ao final da ligação, já que ele pode ser útil em contatos futuros. 

Vale lembrar que independente do meio utilizado para efetuar o cancelamento, a TIM tem até 24 horas para responder a solicitação e um prazo de até 2 dias para cancelar planos, promoções ou a linha.

Pontos de atenção

Fidelidade do plano

A Anatel regulamenta multas para cancelamento antes do período de fidelização de contratos de telefonia. Por isso, confira no contrato ou no regulamento do seu plano, disponível no site da TIM, para se informar se o seu plano possui um período de fidelidade e qual é esse período. 

Para os planos convencionais, a multa é proporcional ao período restante da fidelidade. Em algumas promoções, há um valor extra a ser cobrado pelo cancelamento.

Caso haja parcelamento de fatura, a negociação será mantida e a cobrança dos serviços utilizadas será feita de forma proporcional ao período anterior ao cancelamento.

Portabilidade

Fique atento à portabilidade de operadora, pois é um direito do consumidor manter seu número atual. O recurso facilita no momento de troca de operadora ou até mesmo de Estado.