9 dicas para aumentar a velocidade da internet

9 dicas para aumentar a velocidade da internet 2

Quando compramos um plano de internet, queremos a velocidade contratada a todo momento, mas isso nem sempre acontece. Existem algumas situações que podem interferir no seu sinal e diminuir a velocidade da sua conexão. 

Aqui, você vai ver 9 dicas que vão te ajudar a aumentar a velocidade da internet, tanto para a banda larga, quanto mobile. Confira:

1. Mantenha o modem longe de objetos metálicos e paredes

Existem alguns objetos que dificultam a propagação do sinal Wi-Fi e, para aumentar a velocidade da internet, a melhor dica é mantê-los bem longe do seu modem. 

Micro-ondas, geladeiras, tostadeiras, etc. Todos esses eletrônicos podem acabar prejudicando seu sinal. O ideal é sempre deixar o modem em algum quarto da casa, e em uma região centralizada.

2. Quanto mais alto o modem, melhor

Manter o modem em locais elevados, ajuda a aumentar sua área de alcance. Quanto mais alto estiver, a chance das ondas eletromagnéticas se propagarem é maior ainda, o que facilita a conexão. 

Se for possível, instalar uma prateleira a média altura é uma ótima alternativa. Coloque suportes firmes para manter o modem que, dependendo do modelo, pode precisar de um local bem resistente. 

3. Troque seu canal de Wi-Fi e aumente sua velocidade

Morar em um local com muitas pessoas, seja uma vila ou um prédio, pode ser um dos fatores para deixar sua internet mais lenta. Nesses ambientes, costumam ter muitos modems próximos e, com o acúmulo de sinais, acabam interferindo nas conexões uns dos outros. 

Trocar o canal do Wi-Fi pode resolver tudo. Como a maioria dos modems está no canal 1, existem outros 10 para você testar, que devem estar menos congestionados. Teste os canais e veja qual deles pode te ajudar a aumentar a velocidade da internet.

4. Baixe apps para medir a qualidade da sua conexão

Saber medir a qualidade do seu Wi-Fi não é algo simples. Os modems, apesar de terem melhorado nos últimos anos, não mostram como está o sinal de forma clara, o que gera muita confusão para algumas pessoas. 

É sempre bom ter como checar o status da conexão de forma fácil. O Wifi Analyzer é uma ótima opção. É gratuito e informa diversos dados, tanto técnicos quanto alguns mais simples, para você saber como está o seu sinal. 

Está disponível para Android e iOS. É só baixar, e medir a qualidade do seu sinal.

5. Use um repetidor de sinal para aumentar a velocidade da internet

Para aumentar o alcance do seu Wi-Fi, é possível usar um repetidor de sinal. É um aparelho com conexão wireless, que capta o sinal e o redistribui por uma área maior. Na prática, é uma tecnologia que substitui o cabo extensor. 

É muito útil para quem quer compartilhar o Wi-Fi por distâncias maiores, como entre cômodos ou até mesmo casas vizinhas. Em média, um repetidor de sinal custa entre R$30 e R$100, mas existem alguns modelos com um preço mais elevado e performance maior. 

Vale lembrar que o repetidor só vai ser útil se estiver em uma região central da sua casa. Inclusive, antes de comprar essa tecnologia, tente posicionar o seu modem Wi-Fi no centro da casa. Se não melhorar ou não for possível, considere a opção de ter um repetidor. 

6. No 3G, use navegadores mais leves  

Mesmo com o 4G sendo cada dia mais popular, a rede 3G ainda é muito utilizada pelas operadoras e clientes. Porém, existem alguns aplicativos que consomem mais da sua rede, e é necessário estar atento para não gastar tudo sem perceber. 

Baixar um novo navegador, como o Opera, disponível para Android e iOS, já ajuda bastante a economizar. Ele é mais leve que a maioria e vai a aumentar a velocidade da internet. 

7. Use as versões econômicas dos principais apps

Quando você olha seu consumo de internet móvel, pode notar que são alguns aplicativos específicos que consomem mais dados, o que pode deixar a sua conexão bem mais lenta.

Mas alguns deles possuem versões econômicas, que usam menos internet e bateria para funcionar. Veja os principais aplicativos com essas versões:

  • Facebook Lite: disponível para Android e iOS
  • Messenger Lite: disponível para Android e iOS
  • Twitter Lite: disponível para  Android 
  • Skype Lite: disponível para  Android  
  • Instagram Lite: disponível para Android

Todos são gratuitos. É só clicar e baixar, o desempenho da sua rede já vai melhorar, e aumentar a velocidade da internet. 

8. Limpe o histórico dos apps e ganhe em velocidade

Conforme você vai usando sua internet e aplicativos, o sistema gera um histórico de cada um. O problema é que esse histórico vai se acumulando e diminuindo a velocidade da sua internet. 

Limpar esse histórico é uma ótima maneira de ganhar velocidade. Entre em Configurações, depois em Aplicativos e em seguida no app que deseja tirar o ‘’cache’’. Quando clicar nele, aperte o botão ‘’Limpar histórico’’ e pronto, o histórico foi deletado.

Fazer isso nos apps com maior gasto é uma ótima maneira de aumentar a velocidade da internet. Vale também dar uma lida na dica anterior para melhorar ainda mais a eficiência. 

9. Posicione as antenas da forma correta 

Pode parecer algo simples, mas posicionar as antenas do modem de uma maneira correta, se seu modem possuí-las, faz toda a diferença. 

O ideal é ter uma antena para cima e outra deitada para o lado. Dessa maneira, elas cobrem uma área maior e facilitam a propagação do sinal, o que contribuiu para o aumento da velocidade.

Quais dicas posso fazer para aumentar a velocidade da internet?  

Depois de ler essas dicas, é hora de decidir quais são as melhores para sua realidade. Dependendo do seu caso, mudar o modem de local, talvez, não faça muita diferença, mas trocar o canal gere uma melhora, ou vice-versa.

Comece analisando os problemas do seu Wi-Fi, para entender o que fazer. Por exemplo, ele tem sinal na casa toda de maneira igual ou distinta? A dificuldade em acessar em só alguns períodos? Isso são indícios de problemas específicos, como da localização do roteador na casa ou existência de vários sinais na área, respectivamente. 

Selecione as dicas que mais fazem sentido para você, assim você economiza tempo e tem o resultado que buscava ao aumentar a velocidade da internet.