Qual a melhor TV por assinatura? Veja a análise

Hoje, no Brasil, temos quase 10 grandes operadoras que oferecem o serviço. Mas isso não quer dizer que escolher um plano é fácil, as opções são muitas e mudam muito de uma para outra. 

Nesse post, você vai ver dados de vários estudos sobre esse tipo de produto, além de dicas para  escolher qual a melhor TV por assinatura para sua casa.

Os dados apresentados são da Anatel, que regula todos os serviços de telecomunicações no país. Confira! 

Como escolher a melhor TV por assinatura?

Em primeiro lugar, vale citar que existem planos ideais para cada tipo de pessoa. Dito isso, um plano que seja ótimo para o seu colega, talvez não seja o mais indicado para sua casa. 

Porém, existem alguns pontos que são decisivos para escolher a melhor TV por assinatura, são eles: 

Grade de canais: é primeiro ponto sempre a se olhar, já que define as opções que você e sua família vão poder escolher e assistir. Várias empresas têm planos intermediários com quase os mesmos canais que avançados, então vale ficar de olho e entender qual é o melhor para sua casa

Preço: para muitos, esse é sempre o ponto decisivo, mas é preciso olhar os valores que todas as operadoras cobram e, caso você tenha comprado seu plano em uma promoção, se o valor vai se manter o mesmo sempre. 

Qualidade de imagem: os canais em HD costumam ter uma nitidez maior que os outros, então analisar a variedade que cada pacote oferece não deixa de ser importante  

Qualidade do suporte técnico: é algo que pode parecer simples, mas saber se a operadora tem um suporte de qualidade te poupa muita dor de cabeça. 

Estabilidade do sinal: a sua região e a tecnologia que seu plano vai usar são muito importantes. Hoje, as operadoras trabalham com fibra óptica, que é cabeada e mais estável do mercado, e conexão via satélite, que tem um alcance melhor, mas sofre para manter a qualidade nos dias chuvosos.

Todos esses tópicos estão de maneira resumida, mas você poderá ver tudo com mais detalhes adiante, é só encontrar o que procura.

Tipos de planos de TV por assinatura 

Quando falamos de planos de TV a cabo, você pode escolher até o modelo de pagamento que mais combina com a sua necessidade. 

Quantidade de canais de cada plano:

Oi TV:  

Plano básico: Start HD, com 126 canais, sendo 27 em HD 

Plano intermediário: Mix HD, com 164 canais, sendo 57 em HD 

Plano avançado: Total HD - 186 canais,  sendo 64 em HD 

SKY TV:

Plano básico: Easy HD, com 135 canais, sendo 25 em HD

Plano intermediário: Fun HD, com 177 canais, sendo 60 em HD 

Plano avançado: Mega Plus HD, com 194 canais, sendo 75 em HD  

Vivo TV: 

Plano básico: Super HD, com 42 canais pagos, sendo 40 em HD 

Plano intermediário: Ultra HD, com 63 canais pagos, sendo 58 em HD 

Plano avançado: Ultimate HD, com 89 canais pagos, sendo 75 em HD

Plano avançado: Full HD, 103 canais pagos, sendo 89 em HD 

Claro TV: 

Plano básico: Fácil HD, com 100 canais, sendo 10 em HD 

Plano intermediário: Mix HD, com 200 canais, sendo 64 em HD

Plano avançado: Top 4K, com 250 canais, sendo 93 em HD

NET TV

Plano básico: Fácil HD, com 100 canais, sendo 10 em HD 

Plano intermediário: Mix HD, com 200 canais, sendo 64 em HD

Plano avançado: Top 4K, com 250 canais, sendo 93 em HD

É importante citar que os preços são importantes, mas não são o principal ponto para escolher seu plano ideal. Você também pode negociar descontos com os vendedores, basta ligar e negociar. 

Qual o melhor plano com canais HD? 

A qualidade de imagem em HD é muito importante. Um canal em HD tem uma definição muito melhor e é possível notar mais elementos dentro do programa. 

Oi TV 

Plano básico: Start HD, com 27 canais em HD 

Plano intermediário: Mix HD, com 57 canais em HD   

Plano avançado: Total HD, com 64 canais em HD

SKY TV

Plano básico: Easy HD, com 25 canais em HD

Plano intermediário: Fun HD, com 60 canais em HD 

Plano avançado: Mega Plus HD, com 75 canais em HD

Vivo TV

Plano básico: Super HD, com 40 canais em HD

Plano intermediário: Ultra HD, com 58 canais em HD

Plano avançado: Ultimate HD, com 75 canais em HD

Plano avançado: Full HD, com 89 canais em HD

Claro TV

Plano básico: Fácil HD, com 10 canais em HD 

Plano intermediário: Mix HD, com 64 canais em HD

Plano avançado: Top 4K, com 93 canais em HD

NET TV

Plano básico: Fácil HD, com 10 canais em HD

Plano intermediário: Mix HD, com 64 canais em HD 

Plano avançado: Top 4K, com 93 canais em HD

Melhores tecnologias para TV por assinatura 

A tecnologia que cada operadora usa em seus produtos impacta diretamente na qualidade da sua TV. Abaixo, estão as duas mais usadas.  

TV por assinatura via satélite

É um tecnologia com alto alcance e é usada em regiões onde o cabeamento não é de qualidade ou simplesmente não existe.  

Seu alcance de instalação também é bem eficaz, já que é capaz de chegar em regiões de difícil acesso e até em algumas áreas rurais. Em contrapartida, é bem mais suscetível a interferências e problemas de conexão, principalmente nos dias chuvosos ou estando em lugares irregulares e montanhosos.

Operadoras que trabalham com essa tecnologia: Claro, SKY

TV fibra óptica 

De modo geral, é a melhor tecnologia para conexão disponível no mercado. A TV com fibra ótica é a mais estável, por não sofrer interferências eletromagnéticas.

A fibra é feita de vidro e outros produtos, com cada fio tendo a grossura de um fio de cabelo. São cobertos por uma camada protetora reforçada, por ser um material bem frágil. 

O contraponto é que a TV com fibra ótica precisa de um cabeamento de qualidade para ser instalada, e essa não é a realidade de todas as regiões, apesar que as operadoras estão, a cada dia mais, expandido esse serviço pelo Brasil.

Operadoras que trabalham com essa tecnologia: Vivo, TIM 

Qual é a melhor TV por assinatura por categoria?  

Quando você analisa os pacotes das operadoras, os planos podem ser divididos em 3 categorias: básicos, intermediários e avançados, que servem para separar os pacotes, de acordo com as suas necessidades. 

Melhor plano de TV básico 

Os planos básicos são para quem quer um plano de TV sem abrir mão de economizar.  O Easy HD da SKY, com 135 canais, é o que tem uma das maiores grades dessa categoria, mas por ser internet via satélite, não é a mais estável e indicada para todas as regiões, apenas se você mora em uma área onde o cabeamento não é de qualidade. 

Dessa maneira, a Oi TV é a mais indicada no geral, por ter 126 canais no seu Start HD. Agora, se você está em São Paulo, prefira o Super HD da Vivo TV, já que a Oi não atua em terras paulistas. 

Melhor plano de TV intermediário 

Quem compra um plano intermediário sempre recebe um ótimo custo benefício, pois as grades são maiores que os básicos, mas o preço não costuma ser muito maior. 

Melhor plano de TV avançado

Quem procura um plano avançado busca por vários canais para assistir, mesmo que precise pagar um valor considerável por isso.

Dessa maneira, todas as operadoras têm planos interessantes nessa categoria, aqui, o que vale mesmo é a tecnologia que a TV paga utiliza: via satélite ou fibra ótica

A fibra ótica, no geral, é melhor  por ser mais estável, mas depende de uma cabeamento de qualidade para operadora, enquanto a via satélite pode ser instalada em qualquer lugar, praticamente.  

Então qual é a melhor TV por assinatura no geral? 

Segundo a última Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Anatel, a Claro aparece como a operadora preferida dos consumidores brasileiros. Em seguida, estão SKY, Vivo, Oi e NET, exatamente nessa ordem. 

Veja o ranking: 

1. Claro - 7,63 

2. SKY - 7,45 

3. Vivo - 7,35 

4. Oi - 7,23

5. NET - 6,78

Vale ressaltar que o ranking não é absoluto, já que a quantidade de entrevistados entre as operadoras foi diferente. Algumas marcas  atuam em mais regiões e tiveram mais pessoas falando sobre seus serviços, seja de maneira positiva ou negativa, o que acaba impactando na nota. 

Como algumas atuam em menos estados que outros, os entrevistados tiveram proporções diferentes por marca.  

Entretanto, o ranking é um ótimo indicativo de qual operadora oferece serviços de qualidade. 

Como isso, podemos concluir que: para internet via satélite, a Claro vem se destacando, enquanto para TV de fibra ótica, a Vivo aparece como a principal marca. 

Qual operadora melhor atende seus cancelamentos?

 Em 2018, estima-se que a cada 10 pessoas que ligavam para a operadora para falar sobre o serviço de TV por assinatura, 4 já queriam cancelar o serviço. 

Nessas condições, a Claro foi apontada como a que que melhor atendeu esses clientes. No geral, os 1998 entrevistados geraram uma nota, entre 0 e 10, de 6., uma nota alta, considerando a fama das empresas dos SAC das operadoras. 

Qual operadora tem o melhor suporte ao cliente? 

Quando você liga para a sua operadora, seu problema é resolvido rapidamente? Como falamos, esse é um ponto importante na hora de escolher a sua TV por assinatura. 

A Claro aparece na primeira posição, com nota 7,22. Em seguida, estão a SKY, com 6,97, e a Vivo, com 6,76. 

Para darem essas notas, os entrevistados avaliaram todo os serviço que a operadora tem, desde a ligação com o atendente até a resolução do problema. 

Apesar de 7 ser a nota mais alta, o suporte das operadoras é um tema de reclamação constante entre os clientes. No Reclame Aqui, por exemplo, boa parte das queixas são em relação aos problemas com reparos. Entretanto, esses dados são um indicativo muito válido, principalmente para resolver uma situação dessas, que causa muito estresse nos consumidores.